Marketing digital acelera negócios na indústria

 Em Marketing B2B, Marketing Digital

Sua indústria ainda está na lista das que observam o marketing digital à distância ou adotam tímidas ações superficiais?

Talvez ajude saber que um estudo do Google comprovou que 71% das empresas buscam fornecedores pela internet. Isso mesmo, empresas em busca de fornecedores B2B iniciam suas pesquisas por mecanismos on-line, como por exemplo, o próprio Google.

Outro dado relevante, é que este percentual de consumidores tem o hábito de avaliar o conteúdo on-line de pelo menos 12 empresas antes de iniciar aproximação com alguma delas.

Isso demonstra a importância de sua indústria ter um bom planejamento estratégico de marketing digital, capaz de fazer sua empresa ser a mais atraente no momento dessa busca e depois dela também.

 

Estratégias inovadoras para a indústria

Aumentar as vendas, em um cenário instável como a economia do Brasil, requer estratégias inovadoras e eficientes. Identificá-las e colocá-las em prática é, na atualidade, um desafio para as empresas brasileiras. Portanto, comum ao setor industrial.

E o marketing digital tem se mostrado a opção mais assertiva para organizações que visam vencer adversidades – especialmente financeiras, expandir seus negócios e, consequentemente os lucros, além de conquistar autoridade em seu mercado de atuação.

Gráfico de tendências de Marketing B2B

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Principais investimentos de marketing B2B de acordo com profissionais da área/EUA. Fonte: eMarketer.com

Apesar da indústria ter especificidades que a diferenciam de outros setores, através do marketing digital é possível planejar e executar ações que geram grandes benefícios e relacionamento.

Um dos ganhos é a redução do tempo de negociação com compradores, que nesse ramo, com ticket médio elevado, costuma ser de longo prazo e chega a estender-se por meses antes de uma venda ser concretizada.

 

O cliente procura sua empresa pela internet. Mas ela está lá?

O setor industrial tem produtos muito específicos que precisam ser detalhadamente descritos para seus consumidores em potencial. O marketing digital facilita esse processo ao possibilitar a divulgação direcionada de produtos para consumidores que realmente têm interesse neles.

Hoje, o ambiente digital é o primeiro local usado por consumidores quando procuram por produtos ou serviços. Por isso, é essencial ter uma visibilidade bem planejada.
O comportamento é o mesmo tanto do consumidor final como de empresas que mantém relacionamento de consumo com indústrias, por meios de negócios B2B.

 

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Neste contexto, onde as compras iniciam pela internet antes de qualquer outro contato, será bem-sucedida nas vendas a indústria que expõe seus produtos e serviços da forma mais minuciosa possível.

Para essa amostragem, conteúdos sobre produtos industriais em site, blog e redes sociais como Linkedin e Youtube são as melhores vitrines.

Mas não basta estar presente nessas plataformas digitais. É fundamental dispor de conteúdos bem planejados e elaborados, que sejam encontrados por meio de mecanismos de busca como o Google.

 

Marketing industrial é relacionamento

As indústrias brasileiras têm despertado para a necessidade de ter e manter um planejamento de marketing como uma estratégia de desenvolvimento. Muitas delas já estrearam em redes sociais e aderiram a outros canais básicos de comunicação com sua clientela, como site e blog.

No entanto, a maioria das empresas do setor ainda tem receio de focar no marketing. Esse medo pode ter origem na comparação entre o marketing voltado para produtos industrializados, como acontece nas vendas B2B, e o destinado a produtos de consumo final, em um processo de vendas B2C.

 

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Vendas complexas ou de ticket médio elevado, exigem conhecimento em vendas B2B.

Mas o marketing industrial é diferente do marketing de consumo, justamente por atender a uma demanda específica.

Uma boa estratégia de marketing industrial é a voltada para o relacionamento duradouro entre empresas, seja fornecedoras ou compradoras. Sendo assim, o marketing feito para indústrias busca fidelizar clientes para que continuem a comprar da sua empresa.

 

Seu produto é tudo que seu cliente precisa?

Uma das grandes vantagens de algumas das tecnologias que servem de ferramentas ao marketing digital é serem acessíveis a todos os públicos: tanto consumidor como fornecedor.

O que traz melhores resultados para empresas industriais é a escolha das ferramentas corretas e da estratégia ideal para atingir seus potenciais clientes e manter um relacionamento com eles.

Uma das grandes sacadas pode ser divulgar vídeos que mostrem o funcionamento da linha de produção ou tutoriais explicando como usar e conservar os produtos que sua indústria fabrica. Esse tipo de ação proporciona visibilidade, atraindo novos clientes, e reforça a credibilidade da empresa.

A ideia é reforçar que sua indústria é referência no mercado porque seus produtos resolvem problemas e suprem necessidades de seus potenciais consumidores.

Essa autoridade no seu segmento pode ser apresentada através de vídeos e de outros materiais informativos, como e-books, artigos em blogs ou em revistas especializadas do setor, webinar, exposições em feiras, rodadas de negócios, parcerias e até palestras.

Estratégias de marketing industrial não faltam. No e-book “Como a indústria pode se reinventar com o novo marketing?” fornecemos mais detalhes sobre como aumentar a lucratividade da sua empresa através do marketing digital.

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Pessoa fazendo pesquisa. O consumidor evoluiu. E a sua empresa?