Indústria cresce 30% em meio a estagnação do setor

Estratégia também diminuiu o ciclo de vendas e objeções do cliente no momento do fechamento da venda.

Crescer em um mercado estagnado parece uma tarefa muito difícil e realmente é. No entanto, com a estratégia de Inbound Marketing adequada, a meta pode ser cumprida e até superada.

O case de sucesso do Grupo MB é uma prova disso. Além do crescimento, novos canais de aquisição e relacionamento com os clientes foram explorados e a abrangência da marca no Brasil foi ampliada, gerando mais oportunidades de vendas e conquistando novos clientes.

Os resultados foram obtidos por meio de estratégias e ações de marketing digital B2B, bem como o alinhamento dos esforços entre a equipe de marketing da Nexset e de vendas do Grupo MB.

A empresa

O Grupo MB fabrica, distribui e implementa soluções em projetos industriais de iluminação e ventilação natural para grandes e médias construções.

Sempre acompanhando as melhorias dos materiais e tecnologias, a indústria patenteou novas soluções e tem implementado projetos cada vez mais eficientes.

As soluções implementadas ganham cada vez mais destaque por ajudar as empresas a economizar energia e manter o conforto térmico no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade dos colaboradores.

O Desafio
Indústria da construção civil retraída

Era um ano de diminuição de investimentos industriais, por conta da Copa do Mundo de 2018, eleições presidenciais e a retração da indústria da construção civil.Depois, por volta do meio do ano, ainda haveria a greve dos caminhoneiros e as incertezas econômicas.

Todos estes fatores viriam a constituir um cenário muito desafiador que representaria grandes barreiras para o crescimento do Grupo MB em 2018.

Aliado a isso, a empresa de 16 anos de mercado tinha uma atuação comercial restrita a projetos e obras na região Sul do país. Quando começou a abrir novos mercados — como o de São Paulo — sentiu a necessidade de viabilizar a venda interna para diminuir os custos operacionais e de aquisição de novos clientes.

Porém, seus produtos possuem ticket médio alto e exigem um ciclo de negociação longo, por volta de 7 meses. Com isso, a venda se torna mais complexa e o processo é mais difícil e custoso.

O Sucesso Conquistado

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Utilizamos uma comunicação eficiente que educa com informações técnicas e conteúdos específicos relevantes para que os prospects cheguem mais preparados para o fechamento da compra. Com isso, aceleramos a jornada de compra do cliente, encurtando o ciclo de vendas que era de 7 meses, em média, para 4,9 meses.

 +188%

de acessos ao site

Com o trabalho de SEO desenvolvido pela equipe da Nexset, novos mercados foram alcançados, oportunizando a expansão das vendas do Grupo MB. Isso fez com que surgissem solicitações de orçamentos de diversas regiões do país. A partir desse sucesso, a empresa logo percebeu novas oportunidades para manter o negócio competitivo e próspero.

Com uma demanda nova surgindo, feedbacks de clientes geraram insights que ocasionaram no desenvolvimento de novos produtos e ampliação do mix da empresa. Uma ação importante para aumentar a competitividade do negócio.

4 mil Leads
B2B cadastrados no 1° ano

Com o aumento de visitas ao site, o número de leads também cresceu. Tal conquista foi primordial para evoluir a estrutura e os processos comerciais da empresa, de forma que fossem desenvolvidos métodos mais eficientes e o funil de vendas fosse escalado.

Os resultados não demoraram a surgir. As oportunidades de novos negócios foram crescendo mensalmente, na mesma proporção que os leads eram captados. Novos interessados nos produtos começaram a entrar em contato com grande frequência.

 +444%

Reconhecimento e autoridade de marca no mercado

A presença digital de uma empresa é importante, não só para gerar vendas, mas também para influenciar e conquistar autoridade em seu segmento, estabelecendo margens mais lucrativas. Um índice que mostra a evolução do Grupo MB são os acessos diretos e os links de referência que citam o site. Veja:

A presença digital de uma empresa é importante, não só para gerar vendas, mas também para influenciar e conquistar autoridade em seu segmento, estabelecendo margens mais lucrativas. Um índice que mostra a evolução do Grupo MB são os acessos diretos e os links de referência que citam o site. Veja:

ROI = 17X

retorno-do-investimento

A maturidade do projeto de marketing digital nas vendas B2B é importante na maximização dos resultados. Em negociações complexas, ações bem planejadas e executadas de forma correta são essenciais para o sucesso do projeto.

 

* A partir do 3º trimestre.

Palavra do Cliente

foto-cliente

Felipe Agresti
Gestor Comercial – Grupo MB

Antes de conhecer a Nexset, nossa empresa não tinha presença digital, deixando de gerar receita e de mostrar a marca. Com uma ótima equipe, a Nexset nos ajudou a executar e aplicar estratégias de marketing digital. Assim, conseguimos criar uma nova abordagem comercial.

Agora, quando alguém procura soluções sobre os nossos serviços, acha com facilidade. Isso sem falar que é mais fácil trabalhar com pessoas que já conhecem nossos produtos.

Hoje em dia, vendemos para quase todo o Brasil. Nossa presença digital e a qualidade dos nossos produtos, estão fazendo com que a gente se torne uma referência nacional no segmento.