Transforme o marketing antes da digitalização
Apesar de os departamentos de marketing e de Tecnologia da Informação (TI) estarem na linha de frente rumo à transformação digital, o processo também é muito dependente da área de gestão das organizações.
Estar presente nas redes sociais e manter site e blog com informações relevantes sobre sua marca são apenas algumas das ações de adesão ao conceito tecnológico.
Normalmente, são esses os canais que funcionam mesmo antes de as empresas passarem pela digitalização. Isso acontece graças ao empenho e a visão sobre os “relacionamentos da organização“, que o profissional de marketing e o de TI têm.
Apesar de ser comum que esses departamentos — muitas vezes de um profissional só — sejam pouco valorizados em um contexto organizacional ainda analógico.
No entanto, para a verdadeira e completa transformação digital acontecer é preciso revolucionar toda a organização.
Como o modo de pensar e de executar tarefas dentro de uma empresa é um trabalho que envolve muitas pessoas, uma mudança cultural se faz necessária.
Porém, não basta o alinhamento com o marketing. É essencial que este departamento passe por uma transformação antes da digitalização.
Ou seja, a empresa precisa investir em tecnologia de marketing.
Então, com novas e mais eficazes ferramentas, o setor poderá focar no cliente como centro de suas estratégias e desenvolver ações que satisfaçam as necessidades das personas mais interessantes para a organização. Todos, do chão de fábrica aos CEO’s, serão beneficiados pela mudança.