Inovação disruptiva: oportunidade ou risco?

Tempo de leitura: 1 min

Inovacao Disruptiva Oportunidade Ou Risco

 

Quem convive no meio empresarial sabe não ser exagero afirmar que surgem novidades quase todos os dias. As transformações dos processos e modelos de negócios já são rotina, tanto para empresas que aderiram à era 4.0 como para as que ainda estão em estágio de adaptação.

É certo que as inovações tecnológicas têm causado grande impacto. Elas rompem uma espécie de linha do tempo que separa o padrão de produção, de produtos e serviços ofertados antes e depois da transformação digital.

Contudo, esse fenômeno tem nome: inovação disruptiva. Caracteriza-se pela introdução de novos benefícios ao mercado, de maneira abrupta. Algo mais simples e conveniente que atenda às demandas dos consumidores e, em muitos casos, mais barato.

Sendo assim, para se adequarem a esse novo perfil de consumo, algumas empresas começam, inclusive, a contar com a função de Business Transformation Officer (BTO), descrição atualmente perceptível em vários perfis no Linkedin.

As transformações disruptivas favorecem o aparecimento de novos mercados. As empresas que ingressam neles o quanto antes conquistam mais vantagens.

No entanto, as companhias que ignorarem as inovações e resistirem ao poder de decisão dos clientes estarão sob grave ameaça de desaparecer.

A comunicação entre organizações e o mercado, especialmente com seus clientes, nunca foi tão importante como nesse momento de transformação. Investir em um planejamento de marketing bem construído pode ser a diferença entre expandir ou extinguir um negócio.

Inovacao Nao E So A Nova TecnologiaPara Gerar Receita E Preciso Inovar