Inovação não é só a nova tecnologia
A tecnologia é o que predomina nos novos modelos de negócios do século XXI. A inovação bem alicerçada ajuda as organizações a conquistarem melhores resultados, produtos ou serviços.
Porém, é interessante demonstrar que apesar de dominar as inovações, a tecnologia empregada nas mudanças nem sempre significa novas técnicas ou meios.
São muitos os exemplos de companhias que inovaram usando estruturas já existentes. A Uber é um deles. Utilizou a localização por GPS e a propagação através de smartphone como base do negócio.
Ainda nessa linha de novos negócios com amparo em tecnologias já criadas, é possível citar a Netflix, que aproveitou a Inteligência Artificial para personalizar menus, e o streaming.
O Whatsapp x companhias telefônicas e as redes hoteleiras x Airbnb também fazem parte desse conceito.
No entanto, essas companhias representam o conceito de inovação disruptiva, por serem mais simples, convenientes ao que o consumidor precisa e de menor custo.
Conseguir enxergar oportunidades à frente da sua companhia não é tarefa simples, mas pode ser o primeiro passo para aderir à inovação disruptiva.