Marketing 4.0

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marketing 4.0

 

O marketing já atravessou 4 gerações desde que passou a ganhar importância, após a Revolução Industrial. Não é à toa que agora sua 4ª era é tratada como a 4ª Revolução Industrial.

Ao longo de sua existência, o marketing sempre esteve ligado ao setor e acompanhou sua evolução. Embora em intensidades diferenciadas.

A 1ª fase, a era do marketing 1.0 foi voltada para o produto. Bastava produzir e oferecer para quem desejasse comprar. Um exemplo clássico desse modelo de marketing é dito por Henry Ford na frase:

“Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Depois, o marketing 2.0 direcionou os olhares para o consumidor, que começou a ter acesso à informação e deixou de comprar o que tinha para comprar. Nessa era, surge a iniciativa de comparar marcas, qualidade e preços.

A compra prioriza a satisfação de necessidades e vontades do comprador. Então, o lema passou a ser o cliente é rei” e precisa ser atraído. Seja por um bom preço, por uma comunicação diferenciada ou por um produto mais refinado.

Em seguida surge a era do marketing 3.0, que visa valores e prioriza a autorrealização do consumidor. E, em fase de adaptação e transição da era 3.0, experimentamos o tão comentado marketing 4.0, ou da era digital, marketing de resultado ou marketing digital.

Nesta 4ª era, é possível recorrer à internet para praticamente tudo: para encontrar informação, buscar soluções ou decidir comprar algum produto. Por isso, a “conversa” entre empresas e consumidores têm uma abordagem horizontal, inclusiva e social.

A sobrevivência e a expansão das organizações estão relacionadas às experiências que proporcionam aos clientes. E o marketing é um fator essencial na decisão de compra.

Para a sua marca falar a linguagem dos consumidores é importante que esteja bem posicionada no mercado.

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