Marketing de conteúdo B2B: por que é necessário para gerar negócios?
A internet é o principal meio de pesquisa de produtos e serviços, especialmente quando se tratam de vendas B2B.
Por isso, o marketing de conteúdo B2B é uma ferramenta essencial para que o cliente te encontre online. Além disso, pode fazer com que sua empresa se torne referência no segmento de atuação.
Portanto, neste artigo vamos te explicar por que o marketing de conteúdo B2B é tão necessário para gerar negócios. Continue a leitura e compreenda melhor sobre este assunto!
O que é marketing de conteúdo B2B?
Você já deve saber que no B2B as vendas são complexas e menos levadas pela emoção do cliente. Dessa forma, as ações de marketing digital para atrair audiência precisam ser mais estratégicas também.
O marketing de conteúdo B2B se refere à criação de conteúdos relevantes ao seu público para tirar dúvidas e oferecer soluções que estejam relacionadas ao seu negócio.
Ao contrário das propagandas que são mais diretas e oferecem o produto como solução, no marketing de conteúdo esse convencimento é mais sutil, demonstrando para a persona como a sua empresa pode ajudá-la a resolver problemas internos ou otimizar processos, por exemplo.
+ Leia: Entenda as diferenças entre persona e público-alvo
Como é feito o marketing de conteúdo B2B?
Para que, de fato, funcione, o marketing de conteúdo B2B precisa ser estrategicamente planejado. Além de ser analisado e ter os resultados mensurados para verificar o desempenho das estratégias.
Confira algumas das principais ações necessárias abaixo:
Conheça a sua audiência
O primeiro passo é verificar para quem você criará o conteúdo. Um erro muito frequente é a produção desses conteúdos ser baseada no que se acha útil e não no que a audiência realmente está pesquisando. Por isso, a criação de personas é essencial.
Marketing de conteúdo B2B. Pesquisa no Google Trends.
Descubra o que seu cliente em potencial pesquisa
No marketing digital, é possível deixar de lado as suposições e utilizar ferramentas para investigar o que o público está procurando.
Existem diversas opções, como a ferramenta de planejamento de palavra-chave, como o Keyword Planner, o Ubersuggest e o Google Trends.
Caso você já tenha uma base consistente de clientes, pode realizar uma pesquisa para verificar as respostas mais frequentes.
Produza conteúdo de acordo com o funil de vendas
O funil de vendas é muito importante para o marketing de conteúdo B2B, uma vez que ele ajudará a criar estratégias para guiar as pessoas que estão no topo até o fundo do funil. Veja:
TOPO: Reconhecimento do problema, na qual seus visitantes ficam sabendo que têm uma necessidade ou problema para resolver. Nesta etapa, o conteúdo deve ser com temas mais básicos e amplos.
MEIO: Reconhecimento do problema e consideração da solução, em que os leads buscam resolver um problema, mesmo que ainda não saibam como. Aqui, você deve oferecer um conteúdo com dicas que ajudarão a solucionar o problema. A abordagem já pode ser um pouco mais ‘vendedora’ (mas de um jeito sutil, ok?).
FUNDO: Leads qualificados tornam-se oportunidades. Estão à procura de soluções e quase prontos para serem abordados pelo setor de vendas. Abordagem pode ser mas técnica, pois o lead já sabe o problema que tem e está pronto para comprar.
Entre os conteúdos que podem ser utilizados, podemos citar os guias e dicas, notícias e curiosidades, além de cases de sucesso, artigos de blog, e-books, infográficos, vídeos, podcasts, webinars e mais uma infinidade de opções.
+ Leia: RevOps: departamento que integra marketing, vendas e customer success
Utilize SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é primordial para fazer com que os seus conteúdos sejam bem-vistos pelos buscadores, como o Google, para se destacar da concorrência e aparecer nas primeiras posições de maneira orgânica. Ou seja, sem precisar pagar por anúncios.
Mensure resultados e otimize a estratégia de marketing de conteúdo B2B
Engana-se quem pensa que o trabalho termina com a publicação e divulgação dos conteúdos. Na realidade, a estratégia deve ser mensurada para analisar quais conteúdos geraram mais resultados e os motivos disso.
Quando esse passo não é realizado, a estratégia fica estagnada e não é utilizado todo o potencial que deveria ter. Vale ressaltar que as métricas monitoradas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos de negócio de cada empresa.
+ Leia: Métricas de vaidade são importantes para o B2B?
Por que o marketing de conteúdo B2B é importante para gerar negócios?
São muitos os benefícios da aplicação do marketing de conteúdo B2B. Entre os principais, podemos citar:
Geração de leads
De acordo com o relatório Content Trends 2019, as empresas que adotam a estratégia de marketing de conteúdo apresentam, em média, 130% mais visitas e 140% mais leads do que os negócios que não implementaram a mesma prática.
+Você já leu esses?
- Como vender mais qualificando leads?
- Como diminuir o ciclo de vendas?
- Pré-vendas: o que é e como funciona?
Aumento das oportunidades de negócios com marketing de conteúdo B2B
Os leads captados são mais qualificados, de modo que realmente se interessam pelo seu negócio e, portanto, são mais fáceis de serem convertidos em clientes.
Fidelização de clientes com marketing de conteúdo B2B
Com a estratégia certa, seu público pode se encantar por sua empresa. Assim, além de fidelizado, pode se tornar promotor da sua marca e fazer a propaganda mais valiosa de todas: a indicação.
Investimento econômico com marketing de conteúdo B2B
De acordo com o DemandMetric, investir em estratégias digitais é 62% mais barato do que as práticas tradicionais de marketing.
Com o marketing de conteúdo B2B bem executado, você mantém o seu site entre as primeiras posições dos buscadores, como o Google, sem pagar por isso, diferentemente do que ocorreria se você precisasse pagar pelo anúncio.
Aumento da autoridade
Quando o usuário tem um problema e consegue obter uma solução ou quando ele descobre uma maneira de otimizar seus resultados por meio do seu conteúdo, ele passa a confiar em você.
Dessa forma, a sua empresa pode se transformar em referência no assunto e obter um bom posicionamento de marca, o que gera ainda mais oportunidades de negócios.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo B2B e como utilizá-lo, que tal descobrir como bater as metas de vendas B2B mais rápido? Confira!