Seu consumidor tem o poder
Os progressos da tecnologia levaram à transformação das formas de consumo e do próprio marketing. No caminho, os ventos da inovação passaram a soprar não só das empresas para o mercado, mas principalmente no sentido inverso.
O consumidor ganhou empoderamento com a conectividade. Isso, por sua vez, criou oportunidades e tendências, como a interação entre organizações e clientes, a presença em multiplataformas, integração do universo on-line com o off-line, o marketing de conteúdo e a “advocacia de marca”.
Não é mais suficiente ser encontrado pelos clientes. As organizações precisam ir ao encontro deles. Algumas alternativas são as promoções e outras ações de encantamento através dos diversos canais na internet: redes sociais, market places, lojas virtuais, sites, blogs…
Considere que os consumidores são internautas e sua empresa pode ser o assunto deles na web. Então, é importante ela estar conectada ao ambiente virtual para usar o que falam sobre si em proveito próprio.
Ou seja, essa também é uma estratégia para entender as necessidades dos clientes e desfrutar das recomendações publicadas pelos usuários.
O cliente que recomenda e defende sua marca é valioso no marketing 4.0. Quanto maior for o número de “advogados” em favor da sua organização, mais declarações positivas e espontâneas ela receberá.