Marketing com as digitais do consumidor
Todos os processos do marketing 4.0 envolvem a participação do consumidor.
Ele está implicado, ainda que indiretamente, desde a concepção (cocriação) de produtos até a avaliação da transparência das marcas, exigindo que cumpram o que prometem.
Esta é razão de produtos cada vez mais personalizados serem constantemente apresentados ao mercado. E também, de a credibilidade de uma marca ganhar importância imensurável.
A qualquer instante, uma marca pode ser questionada, caso promessas feitas sobre determinado serviço ou produto não sejam cumpridas.
A identidade do consumidor também está nas promoções, que deixaram de ter as organizações como emissoras exclusivas, para contarem com a participação e a reação dos públicos para os quais são direcionadas.
Até a distribuição de produtos está diferente, pois agora, uma marca pode atingir pessoas a quilômetros de distância. Seja em uma cidade, Estado ou até um país distante da sua localização.
Os clientes estão organizados em comunidades e são as empresas que dependem da permissão deles para fazerem parte desses segmentos. O poder de decisão é total do consumidor, que vive bombardeado por ofertas das mais variadas.
Para ele escolher uma marca em meio a inúmeras opções, esta precisa realmente fazer a diferença em sua vida, combinar com seus valores e desejos.
Esse encantamento é gerado pelo marketing 4.0, uma era de tecnologia, conectividade, informação e resultados – obtidos pela educação do cliente para consumir determinados produtos ou serviços.