Talk: Transformação digital do marketing para gerar resultados
A partir da abordagem de novos conceitos do marketing digital para a geração de resultados, a Nexset e a Movidesk promoveram um talk no dia 15 de maio, em Blumenau para discutir essa transformação digital do marketing. Para conduzir a conversa, reunimos especialistas em marketing digital de empresas da cidade, que atendem em território nacional: Michele Hacke (Nexset), Bianca Gimenez (Movidesk) e Marcos Gaubert (Myrp).
Cerca de 40 pessoas participaram do bate-papo que teve muita troca de ideias de diferentes áreas, desde empresas prestadoras de serviços até indústrias. Vem com a gente conhecer os conceitos do Novo Marketing – que foram abordados pelos experts no assunto, para alavancar sua empresa.
A gente já sabe que a inovação e a transformação digital acompanham a velocidade da luz, certo? Por isso, é necessário estar antenado em todo e qualquer tipo de revolução tecnológica que pode se adequar ao seu negócio, pois, ela vai estar completamente interligada ao sucesso (ou não) da sua empresa.
Muitas empresas e equipes colocam barreiras na adoção de novas tecnologias e métodos de trabalho. Esquecem que é o mercado consumidor quem dita as regras. |
Apesar de tudo mudar rapidamente no mundo digital, o principal interesse de qualquer empresa continua e deve permanecer o mesmo: ajudar o cliente a resolver seu problema. Independente de qual for, você deve estar ali para oferecer uma solução.
Novas práticas do marketing digital nos possibilitam a fazer isso de maneira estratégica, como por exemplo, a mudança do conceito de público-alvo para persona. Entender essa migração é essencial para gerar melhores resultados.
Atualmente, o conceito de persona deve ser mais utilizado por detalhar de maneira mais precisa os interesses do cliente, o que possibilita um trabalho mais personalizado e direcionado.
Novas soluções com métodos antigos? Nem pensar!
Para a co-founder da Nexset, Michele Hacke, antigamente, o marketing se isolava em um departamento. Com a mudança na jornada de compra e no comportamento do consumidor, o marketing tem que ser transversal e estar integrado a outros setores.
Além disso, “é necessário participar dos pontos de contato, ouvir o cliente e fazê-lo entender que ele tem um problema e nós [marketing], a solução”, ressalta.
Quando falamos em inovação do marketing para gerar resultados é essencial que a cultura de marketing seja incentivada dentro da empresa. “As pessoas têm que entender que hoje o marketing é muito estratégico. Deixou de ser institucional e pode guiar a empresa, com base nos números, inclusive nos setores de vendas e atendimento”, como explica a coordenadora de marketing da Movidesk, Bianca Gimenez.
A inovação digital influencia também na mudança dos modelos de negócios tradicionais. |
Conforme Marcos Gaubert, que está à frente do marketing do Myrp, a transformação digital não está relacionada com ter a ferramenta mais adequada ou com fazer negócios online. Para ele, o impacto está no pensamento de evolução das empresas, em como elas se programam para fechar vendas de maneira diferente, que podem gerar Receita sem utilizar métodos antigos.
Portanto, a transformação digital e a inovação do marketing precisam estar sempre alinhadas para que você atinja o sucesso que almeja. Não adianta mais olhar para trás e seguir a mesma receita de bolo, sabendo que o mercado mudou e continua diariamente se transformando com as novas tecnologias.
A forma de abordar o cliente precisa acompanhar essas mudanças e os mecanismos para chegar até ele também. Um dos conceitos antigos que precisa continuar a ser considerado nessa nova era é a empatia. Ou seja, colocar-se no lugar do cliente, sempre! Fora isso, se adaptar à inovação é o único caminho para gerar resultados.