Sua empresa tem presença digital ou apenas um site? Aprenda a ser relevante!

 em Marketing Digital
Tempo de leitura: 3 min

O que você entende por presença digital?

a. Ter um site, redes sociais e estar na internet de modo geral?

b. Utilizar meios e ações digitais para criar posicionamento de marca e se tornar relevante?

Para ter presença digital de nada adianta apenas estar na internet. Você precisa conquistar um bom posicionamento, por meio de diferentes canais que possam dar visibilidade à sua marca e ações que irão fazer seu cliente potencial te encontrar online.

Sendo assim, se você escolheu a letra b como resposta, você está no caminho certo.

Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar o que é presença digital, por que é tão importante conquistá-la e o que você precisa fazer para se tornar relevante. Confira!

 

O que é presença digital?

Presença digital é a forma como sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para criar relacionamento com os clientes. Como comentamos, vai muito além de possuir um perfil nas redes sociais e ter um domínio na web.

O objetivo principal é se posicionar como uma solução confiável para resolver os problemas do cliente, se tornar referência no seu segmento e fazer com ele se lembre de você sempre que estiver precisando de ajuda.

Presença digital

Resumidamente, podemos dizer que com presença digital você constrói autoridade e credibilidade para a sua empresa ser referência no mercado, dentro de seu segmento de atuação. Dessa forma, você cria relacionamento com o cliente e o mantém engajado com sua marca.

 

Por que é importante ter presença digital?

Considerando que as pessoas estão cada vez mais conectadas, quanto mais presença digital sua empresa tiver, maiores são as chances de se destacar e de criar oportunidades de negócios

Precisamos levar em conta que antes do cliente comprar algo, ele pesquisa e levanta todas as informações necessárias.

Para você entender ainda mais a importância de ter presença digital, vamos te dar um exemplo. Imagine que você está em outra cidade, quer jantar em um restaurante, mas não conhece muito bem a região em que está. O que você e a maioria das pessoas fazem além de pedir um conselho a alguém? Procura no Google, claro.

Os restaurantes que apareceram por primeiro nos resultados, com certeza, são os mais clicados. Ou seja, a possibilidade de você jantar em um deles é muito maior. Isso porque o resultado da pesquisa já leva em consideração a proximidade da sua localização.

E o que isso tudo significa? Que os restaurantes apresentados por primeiro são relevantes, ou seja, têm presença digital.

 

+Leia: Seu site gera negócios?
+Leia: Diferenças entre SEO e SEM?

 

Como construir presença digital e ser relevante?

Simplesmente criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram e uma campanha no Google Ads não vão trazer presença digital. Essas ferramentas são muito importantes, mas você precisará associar a outras ações e, principalmente, ter o compromisso de manter seus canais atualizados com uma frequência definida.

Presença digital

O ideal é que você crie ações contínuas, apresente conteúdos relevantes e tenha um site próprio para relacionamento com clientes e vendas.

Um lembrete: acompanhar a jornada de compra do cliente e oferecer conteúdo relevante para resolver seus problemas é essencial.

Abaixo, trouxemos algumas dicas de como você pode conquistar a presença digital e se tornar referência no seu ramo de atuação. Veja!

Presença digital

Esteja online

A primeira regra para ter presença digital é estar online. Não basta criar contas nas redes sociais e esquecê-las. Você precisa abastecer seus canais online com conteúdos, mostrando para seu cliente potencial que você está sempre “por perto”.

Conheça sua persona

Não é possível criar uma ação sem saber para quem destinar, certo? Isso vale para qualquer estratégia de marketing digital. Para ter resultados eficientes, você precisa atingir a sua persona. Dessa forma, as estratégias poderão ser traçadas exatamente para esse perfil específico, atendendo melhor aos seus interesses e necessidades.

Defina seus objetivos

O que mais impede as empresas de encontrarem um caminho para ter presença digital é a falta de objetivos claros. Antes de qualquer outra coisa, você precisa saber onde quer chegar para traçar estratégias. O comprometimento com os objetivos é fundamental para conquistar a presença digital, por isso é muito importante manter o foco.

 

Presença digital

Planeje o conteúdo

Depois de definir seus objetivos, é hora de estabelecer a quantidade de conteúdos para as redes sociais e site.

Para facilitar essa etapa, utilize ferramentas para agendar as publicações, para que você não corra o risco de esquecer.

Planeje O Conteudo

A produção de conteúdo é um dos pontos mais trabalhosos, pois exigem pesquisa, tempo e muita criatividade para nunca deixar o assunto acabar. Além é claro de mantê-lo bem segmentado para a persona.

Se você não tem tempo nem facilidade para a produção de conteúdo, é melhor contar com o apoio externo de profissionais da área.

 

+Leia: Contratar agência de inbound marketing ou internalizar?

 

Utilize boas técnicas de SEO

Com uma boa estratégia de SEO, você consegue fazer com que seus conteúdos fiquem bem posicionadas nos buscadores, como o Google. Além disso, integre essa estratégia a outras ações, como Google Ads (anúncios pagos).

Tudo isso fará com que você conquiste a presença digital e se torne uma referência no seu segmento de atuação. Mas, lembre-se sempre: qualidade nos conteúdos e ter empatia pelo cliente são indispensáveis, combinado?

Se você gostou dessas dicas, leia também o artigo sobre métricas de vaidade e descubra se são importantes para o seu negócio!

 

Presença digital

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