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Marketing B2B

O Marketing B2B são ações de marketing feitas por empresas cujo principal mercado são outras empresas – e não consumidor final. B2B ou Business-to-Business é a sigla ou termo usado para descrever o comércio ou negócios estabelecidos entre empresas. Também conhecido como Marketing Industrial ou Marketing Empresarial. Em geral, em B2B as vendas são mais complexas, pois o tempo até a compra é muito maior, se comparado à vendas B2C (business-to-consumer) de varejo, por exemplo. Vendas b2b possuem pontos singulares como: Os tomadores de decisão são geralmente mais de um profissional da empresa. Também há os influenciadores. Tamanho do ticket médio é maior que no b2c. A recorrência de vendas é maior que no b2c. Tempo de compra é mais alto – ciclo de vendas. Comunicação e marketing b2b A necessidade da comunicação B2B para empresas que vendem produtos e serviços a outras empresas é óbvia, porém, com estratégias e meios diferentes que no B2c. O marketing b2b é de natureza one-to-one. A identificação dos clientes é relativamente mais fácil, possibilitando um trabalho de relacionamento pra fidelização. A decisão de compra é  feita geralmente por um grupo de pessoas ou, por um departamento especializado em compras. A vendas é mais complexa e inclui mais etapas até a concretização da venda. Vender envolve processos mais longos de prospecção, qualificação, elaboração de propostas, negociação e fechamento.
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