O Marketing B2B são ações de marketing feitas por empresas cujo principal mercado são outras empresas – e não consumidor final.
B2B ou Business-to-Business é a sigla ou termo usado para descrever o comércio ou negócios estabelecidos entre empresas. Também conhecido como Marketing Industrial ou Marketing Empresarial.
Em geral, em B2B as vendas são mais complexas, pois o tempo até a compra é muito maior, se comparado à vendas B2C (business-to-consumer) de varejo, por exemplo.
Vendas b2b possuem pontos singulares como:
Os tomadores de decisão são geralmente mais de um profissional da empresa. Também há os influenciadores.
Tamanho do ticket médio é maior que no b2c.
A recorrência de vendas é maior que no b2c.
Tempo de compra é mais alto – ciclo de vendas.
Comunicação e marketing b2b
A necessidade da comunicação B2B para empresas que vendem produtos e serviços a outras empresas é óbvia, porém, com estratégias e meios diferentes que no B2c.
O marketing B2B é de natureza one-to-one. A identificação dos clientes é relativamente mais fácil, possibilitando um trabalho de relacionamento pra fidelização. A decisão de compra é feita geralmente por um grupo de pessoas ou, por um departamento especializado em compras. A vendas é mais complexa e inclui mais etapas até a concretização da venda.
Vender envolve processos mais longos de prospecção, qualificação, elaboração de propostas, negociação e fechamento.
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