Soluções digitais pós-pandemia: Entenda por que o seu negócio deve se adaptar

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Pense por um instante: você acredita que tudo “voltará ao normal” após a pandemia? Se a sua resposta foi sim, é hora de repensar.

Tudo indica que passaremos a viver em uma “nova normalidade”, digamos assim, onde as soluções digitais terão ainda mais impacto em nossas vidas.

Com a experiência da necessidade do isolamento social, a maioria dos empreendimentos teve de se reinventar, mudar a forma de vender e se adaptar ao meio digital

Afinal, muitas das empresas só continuaram de pé, mesmo durante a pandemia, porque souberam se adaptar às soluções digitais.

Ou seja, buscaram alternativas para dar continuidade à produção e geração de negócios com clientes e fornecedores e encontraram formas para seus colaboradores trabalharem de forma remota.

Acompanhe este artigo e veja como as soluções digitais já impactam e impactarão no seu negócio no período pós-pandemia.

 

Ninguém estava preparado

Todos fomos pegos de surpresa, é verdade. De uma hora para outra, empresas tiveram de fechar as portas, colaboradores tiveram de trabalhar home office e o mundo dos negócios sofreu uma transformação radical.

Nesse caso, quem já investia em soluções digitais, sentiu um pouco menos o impacto – no sentido de ter de se adaptar às mudanças necessárias, como fazer negócios pela internet.

Agora, a empresa que mesmo antes da pandemia não investia em soluções digitais teve mais dificuldade de encarar a realidade que estava por vir.

Mas, apesar disso, a verdade é que todas as empresas precisarão saber lidar com as soluções digitais para que seu negócio continue funcionando.

Neste momento, a única saída viável é abraçar a nova realidade e é por isso que as soluções digitais são tão importantes.

Afinal, você sabe qual o negócio mais afetado durante o lockdown? Aqueles que são baseados em vendas tradicionais! Independente se for um negócio com vendas B2C ou B2B.

E sabe por quê?

Porque não dominam o modelo de vendas de “portas fechadas”.

Vender de “portas fechadas” é a habilidade de manter-se ativo no modelo de negócio que mais cresce no mundo: o digital.

Relaionado: Como superar desafios de vendas B2B com inbound marketing?

 

Soluções digitais: o que são e como funcionam?

Soluções digitais são um ótimo caminho para empresas que buscam passar por esse lockdown gerando o máximo de demanda possível. Mais do que isso, em muitos casos, se tornaram uma questão indispensável para sobrevivência do negócio.

 

Podemos dizer que soluções digitais são ferramentas ou ações no meio digital que consistem em estratégias que podem ser personalizadas de acordo com cada negócio e segmento de atuação.

 

Ou seja, continuar gerando negócios e fazendo networking, só que de forma online. Por exemplo, a visita do representante pode ser substituída por reuniões em aplicativos como o Zoom ou Skype.

Restaurantes e buffets que não faziam entregas tiveram de se adaptar rapidamente e passaram a fazer parte de aplicativos de delivery, como iFood, Uber Eats, entre outros.

Empresas com vendas B2B, como indústrias, tiveram que implementar abordagens comerciais via televendas, ativação de clientes inativos com revisão de metas para a equipe comercial.

Tiveram também de implantar novos canais de comunicação online, remodelar o funil de vendas com ações digitais para geração de leads qualificados para o time comercial, investir em presença digital e marketing de conteúdo.

É importante ressaltar ainda que as soluções digitais não são somente a implementação de ferramentas nos processos existentes, mas uma nova maneira de alcançar e abordar clientes. 

Isso pode envolver mudanças na forma de trabalhar, exigindo adequações de processos e aprendizado de algumas habilidades específicas da equipe.

 

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Mesmo quando o isolamento social e lockdown acabarem – o que ainda não tem uma previsão concreta -, as consequências perdurarão por algum tempo depois.

Suponhamos que o vírus seja seguramente contido no final de 2020. Até lá, sua empresa ficará ‘esperando’ até que tudo possa ‘voltar a ser como era antes’? A resposta é não, porque isso seria um grande erro.

Certamente, seu negócio não se sustentaria neste período de “espera”. Por isso, sua empresa precisa começar agora a investir em soluções digitais para que possa continuar gerando negócios.

estávamos vivendo em um mundo muito mais digital mesmo antes da pandemia e o isolamento social só fez com que a internet fosse ainda mais indispensável.

Veja, bem. Quanto tempo você consegue ficar longe do seu celular por dia? Uma pesquisa feita pela Hibou e publicada pela Revista Exame mostrou que:

  • 91% das pessoas não conseguem ficar longe do celular por mais de 1 hora;
  • 88% pesquisam no celular no meio de uma discussão;
  • 49% dizem que perdem a noção do tempo vendo posts e vídeos na internet.

Independente se for para trabalho ou assuntos pessoais, todo mundo está muito mais conectado, especialmente agora.

Ou seja, seu cliente também está mais tempo na internet e por isso sua empresa precisa ter presença digital e conquistar a maturidade digital, nos processos, para não perdê-lo de vista.

Se antes, a digitalização já era uma vantagem, agora tornou-se essencial, especialmente para o setor industrial.

 

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Aprendizagem e adaptação à experiência online

Se a jornada de compra do cliente está mais online e se o atual momento nos obriga a nos adaptarmos às soluções digitais, comece utilizando a criatividade.

Em primeiro lugar, procure entender como funciona esse mundo digital. Existem muitas opções de treinamentos gratuitos na internet. Uma agência de marketing digital também pode te ajudar.

O mais importante aqui é promover a melhor experiência online possível para seu cliente – por isso a importância de ter presença (ser encontrado e fornecer conteúdo relevante) e maturidade digital (ter processos definidos e equipe treinada para lidar com as diferenças do ambiente digital).

Porque também não adiantaria disponibilizar um número de WhatsApp se as mensagens recebidas não forem respondidas. Ou se sua empresa tiver um blog, mas não for atualizado.

Lembre-se de que quando o cliente estiver interessado no seu produto ou serviço, a primeira coisa que ele provavelmente irá fazer é pesquisá-lo na internet.

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Treine seus colaboradores para as mudanças

Treine Seus Colaboradores Para As MudancasMuitos dos seus colaboradores não estão preparados para lidar com as soluções digitais, mas, certamente, a maioria pode aprender.

É necessário entender que os canais digitais precisam uma linguagem específica por parte do vendedor, com abordagens diferentes do que se fossem presenciais.

Portanto, aqui entra a necessidade da adequação de processos para que o cliente realmente se sinta conectado com a empresa.

Como falamos, você pode contar com uma agência de marketing digital para te orientar nessa tarefa complexa de lidar com o aumento na demanda por soluções digitais.

Nós da Nexset entendemos a complexidade deste momento de pandemia e ficamos à disposição para ajudar seu negócio utilizando soluções digitais.

Vamos juntos enfrentarmos este momento delicado para chegarmos mais fortes no período pós-pandemia. E, lembre-se de que nada que é ruim dura para sempre. 

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