Marketing: estratégias que funcionam para atrair clientes e vender mais

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Você ainda é do tempo em que para atrair clientes e vender era preciso fazer inúmeros telefonemas ou um representante comercial ir até um provável cliente? Então corra!

A dupla marketing e tecnologia pisou fundo no acelerador e vai atropelar o seu negócio, caso você não se atualize no mesmo ritmo de seus clientes.

A solução para atrair novos leads, torná-los íntimos de sua marca para alcançar o objetivo de vender mais está no marketing digital e nas ferramentas tecnológicas de que ele dispõe.

 

Seja a resposta que o cliente precisa

A realidade é: clientes procuram saber tudo sobre uma marca antes de decidir se irão ou não comprar um produto ou usar um serviço. Esse processo informacional, na maioria das vezes, acontece on-line e sem nenhum contato pessoal.

Bastam alguns cliques em sites de busca e redes sociais para alguém encontrar sua marca on-line. É pela internet que potenciais clientes descobrem se você oferta algo que supre suas necessidades.

Repense sua vitrine virtual. Deixe bem acessível tudo que seu cliente (ou futuro cliente procura). Inclusive, respostas para possíveis questionamentos. Essa atitude pode ajudar sua marca a tornar-se referência e conquistar posições de destaque nos sites de busca, como o Google.

 

Mantenha relacionamento com os clientes certos

Antes de arregaçar as mangas e sair desesperado atrás de tecnologias para captação de clientes, é importante ter percorrido alguns passos iniciais no marketing digital.

 

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Marketing de Conteúdo: imprescindível nas estratégias de marketing digital para negócios B2B.

Uma das primeiras etapas é a de manter relacionamento com os clientes certos. Isso mesmo. Sua marca precisa estar onde seu cliente está. De nada adianta uma ação em determinada rede social, se o cliente que realmente tem interesse no seu produto ou serviço utiliza outra.

 

Pesquisa Transformação Digital

A pesquisa “Transformação Digital nas MPE” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estudou a informatização das Micro e Pequenas Empresas no intervalo entre abril e junho deste ano.

 

Funcionário de uma pequena empresa, que precisa de estratégias que funcionam para atrair clientes e vender mais.

Transformação digital – necessária em todos os modelos e tamanhos de empresas.

Foram feitas 6.022 entrevistas em todo país. O levantamento considerou o porte, setor da empresa, sexo, faixa etária e escolaridade, e apurou que:

  • Nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil investiram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais. Em especial nas redes sociais.
  • 72% da Micro e Pequenas Empresas (MPE) usam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% mantêm perfil no Facebook.
  • O WhatsApp é usado para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%). Atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%).
  • O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).
  • A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE.
  • Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco anos.
  • 73% dos microempreendedores individuais, 91% das micro empresas e 99% dos empresários de empresa de pequeno porte acessam a internet. E o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.

 

Siga as estratégias da sua equipe de marketing

É indispensável traçar o perfil dos seus potenciais clientes, o que no marketing digital são denominados de personas.

Após conhecer dados específicos do seu público, como as plataformas onde se encontra, necessidades e dores, gostos e interesses, faixa etária, entre outros, sua equipe de marketing pode mapear estratégias para sua marca vender mais por meio da internet.

 

Pessoas em uma reunião de marketing, e discutindo estratégias que funcionam para atrair clientes e vender mais.

O marketing digital fornece dados para tomada de decisões mais assertivas.

A lista tática pode conter o Inbound Markting, SEO (Search Engine Optimization) e outras técnicas e formatos de produção de conteúdo de marketing digital, adequado ao perfil de seus potenciais clientes.

Desenvolver ações para o seu negócio atingir características atraentes ao público, e converter oportunidades em vendas, vai desde a aplicação de estratégias até a mensuração de resultados.
No caminho entre fazer e avaliar surgem tecnologias que facilitam as etapas do trabalho. Então, fique bem atento a todas as orientações da equipe de marketing.

 

Vamos à cereja do bolo

Conheça 7 ferramentas de marketing digital para atrair clientes e vender mais:

1 – Pipedrive: Tanto empenho em estratégias de marketing digital não pode ir por água abaixo por falta de organização. O Pipedrive é um modelo de Customer Relationship Management (CRM).

Simplificando, é um software para gerir o relacionamento com o cliente. Seu objetivo é organizar processos para reduzir custos, aumentar a lucratividade e, ao mesmo tempo, satisfazer e manter o cliente.

Por meio dele, um vendedor consegue abordar o cliente certo, na hora certa e com a tática ideal.
Outras vantagens são que ele gera relatórios, permite acompanhar o desempenho dos vendedores e pode ser integrado a outras ferramentas.

 

2 – XLite: Por mais que as tecnologias não parem de evoluir, o contato telefônico ainda não saiu de moda. Mas é lógico que ele também sobrevive com algumas novidades. Uma ferramenta que mostra bem isso é o XLite.

Ela permite fazer ligações através do computador. Isso, na soma de todos os telefonemas dados pela equipe de vendas, representa muita economia para uma empresa.

 

3 – Hunter: Essa ferramenta é muito útil para descobrir o endereço de e-mail de um potencial cliente em determinado site ou em redes sociais. E mais, ele salva o contato diretamente em softwares de CRM, como o Pipedrive.

 

4 – Linkedin:Por falar em rede social, esta se tornou uma boa plataforma de negociação.E a cada dia é mais utilizada como conexão entre quem quer vender e quem deseja comprar.

Entre as possibilidades oferecidas está o Linkedin Sales Navigator. Ele ajuda encontrar clientes com perfil adequado às marcas, facilita a aproximação deles e colabora com a intuição sobre resoluções de problemas.

A rede social ainda oferece o Rapportive, que é uma extensão do Google Chrome assim como o Hunter. Através dessa ferramenta um negociador pode visualizar o perfil de pessoas com quem troca e-mail.Essa opção facilita observar características sobre as pessoas que podem facilitar um diálogo e, consequentemente, as vendas.

 

5 – Skype e Google Hangouts: Duas ferramentas gratuitas que dispõem de acesso a chat, câmera, ligação e até compartilhamento de tela. É só escolher a que mais agradar.

 

6 – RD Station: É um mecanismo de automação de marketing. Armazena dados detalhados sobre clientes que são valiosos também para o departamento de vendas. Por ele é possível saber, por exemplo, que sites um lead mais visita, e-mails que costuma abrir e responder. Seus downloads, e várias outras informações preciosas.

 

7 – SEMRush: É uma das ferramentas mais completas do marketing digital. Por fornecer comparações de dados de seus clientes com concorrentes, minúcias sobre palavras-chave e informações sobre a performance on-line de clientes, é uma das preferidas. Inclusive, pelo departamento de vendas.

Dispor do SEMRush é a oportunidade de oferecer a melhor estratégia para gerir cada momento do desempenho de um cliente.

 

Investir em Marketing Digital para sua empresa é uma das melhores aplicações em termos de retorno. Então, elabore um bom planejamento e execute as estratégias definidas para o seu negócio.

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Pessoa fazendo pesquisa. O consumidor evoluiu. E a sua empresa?marketing-humano-em-vendas-b2b