Entenda de vez a diferença entre Inside Sales e Inbound Sales
Entender a diferença entre Inside Sales e Inbound Sales é essencial para estruturar o departamento comercial, fazer a gestão de vendas e garantir o sucesso dos negócios de qualquer empresa.
Apesar de aparentemente complicados, esses termos podem ser definidos com facilidade. E depois de compreender como cada um funciona para fomentar a escalada de vendas, você vai querer implementá-los na sua empresa o mais rápido possível.
Afinal, as empresas podem ter produtos ou serviços distintos, mas todas têm uma finalidade em comum: vender sempre mais.
O que é Inside Sales?
Para compreender a diferença entre Inside Sales e Inbound Sales é importante saber o significado de cada modelo de vendas.
Inside Sales, traduzido como “Vendas Internas”, é o mesmo que vender sem sair da empresa.
De forma prática, é o tipo de venda feita por telefone, chamadas de vídeo, e-mail ou usando outras tecnologias que permitem falar com os leads (pessoas que demonstram interesse por seu produto ou serviço), sem ter necessidade de contato presencial.
Este modelo de vendas é cada vez mais comum, porque é muito escalável. Uma das vantagens é a redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC), como investimentos com deslocamentos para visitas.
Outro exemplo é a possibilidade de manter uma equipe de vendas enxuta e, mesmo assim, conseguir entrar em contato e fechar negócios com o maior número de leads possível.
Resumindo, Inside Sales é o oposto de Field Sales (Vendas em Campo). Enquanto na Field Sales o vendedor precisa fazer visitas de prospecção, de diagnóstico e de fechamento, no Inside Sales ele cumpre este roteiro inteiro de dentro do setor comercial.
Mas, não confunda essa estrutura de vendas com telemarketing. O Inside Sales caracteriza-se pelo acompanhamento de oportunidades e continuidade nas ligações, bem distintas das ligações em tom de voz monótono e sem personalização de atendimento.
Não é caracterizado como Inside Sales as seguintes situações:
- ‘Empurrar’ uma solução ou produto sem confirmar se o prospect tem necessidade;
- Ler um script de forma mecânica sem atenção às necessidades da pessoa do outro lado da linha;
- Forçar a venda de um produto de todas as formas para qualquer prospect;
- Interromper pessoas em horários inconvenientes para forçar uma venda.
Inbound Sales
Dando continuidade à diferença entre Inside Sales e Inbound Sales vamos descrever o segundo conceito.
O Inbound Sales ou “Vendas de Entrada” é o modelo de vendas que funciona alinhado com o processo de Inbound Marketing.
Por meio do Inbound Marketing é o lead que chega até sua empresa, atraído por conteúdos publicados em blog, site, redes sociais, e outras formas de divulgação usadas na estratégia de marketing.
Naturalmente, os leads encontram o que estão procurando na sua empresa, produtos ou serviços.
Assim, não é o vendedor que corre atrás de potenciais clientes, mas estes que chegam até sua empresa.
Na metodologia Inbound Sales, esses leads captados pelo marketing são repassados ao setor comercial para o acompanhamento e fechamento das vendas.
Afinal de contas, de que adianta usar Inbound Marketing para atrair leads qualificados, se o setor comercial não fizer o mesmo no processamento das vendas?
O grande diferencial é que os vendedores continuem a usar as técnicas de Inbound Marketing.
+ Leia: Entenda a diferença entre outbound e inbound marketing
Inbound Sales ajuda o lead a atingir objetivos
O Inbound Sales foge do conceito tradicional de vendas. Nesta sistemática, o foco é totalmente voltado à resolução do problema do cliente.
A proposta do Inbound Sales é auxiliar o lead a solucionar dores. Dessa maneira, o setor comercial apresentará o produto ou serviço da sua empresa como a resposta que ajudará a tornar a vida do lead mais simples.
O Inbound Sales jamais tenta “empurrar” um produto ou serviço. Ao contrário, respeita se o lead está no momento ideal de compra e se o produto da sua empresa realmente é a solução para o problema dele.
Em outras palavras, o vendedor só vai abordar o lead que realmente manifestou interesse pelo o que sua empresa oferece.
Um vendedor que utiliza estratégias de Inbound Sales deve ouvir as queixas, fazer perguntas, investigar bem as possíveis motivações. Somente depois, ao perceber que tem a solução esperada, irá oferecê-la ao lead.
Portanto, o Inbound Sales tem como foco principal solucionar as dores, desafios e objetivos de cada lead, ou seja, de forma individualizada.
Compare aspectos de diferença entre Inside Sales e Inbound Sales
Inside Sales
Vantagens
- Otimiza o tempo do setor comercial ao evitar deslocamentos para ir até prospects sem interesse real em fechar negócio com sua empresa. Por isso, é mais econômico;
- Se contar com um bom CRM, permite medir a conversão de cada etapa do funil de vendas e tomar decisões mais acertadas de abordagem;
- É uma venda virtual, remota, sem necessidade da presença física do lead;
- Proporciona bom desempenho financeiro, alta produtividade e alto potencial de Retorno Sobre Investimento (ROI);
- Reduz Custo de Aquisição por Cliente (CAC).
Desvantagem
Pode ser confundido com telemarketing e ser aplicado de maneira invasiva. Afinal quem nunca recebeu uma ligação de um vendedor num momento inapropriado?
Inbound Sales
Vantagens
- Apesar disso, é mais assertivo. Com ele, os vendedores vão direto aos “leads quentes”, que realmente podem fechar negócio;
- Permite continuar a nutrição de leads ainda não preparados até que estejam prontos para comprar;
- Torna os consumidores mais livres para buscarem suprir suas necessidades em seu tempo;
- Foge do método tradicional de vendas;
- Têm vendedores preparados sobre produtos, serviços, empresa e, em especial, sobre cada lead de forma individual;
- A captação de informações ocorre a partir da iniciativa do lead;
- Segue o mesmo processo aplicado nas etapas finais do funil de vendas, sendo possível definir o estágio de cada lead na jornada de compra;
- É uma estratégia a longo prazo;
- Possibilita a escalabilidade de resultados;
- Proporciona previsibilidade;
- Fortalece o relacionamento entre lead e empresa.
+ Leia: Inbound Sales: Entenda a metodologia para vender mais
Desvantagens
- Ciclo de duração longo até a conquista de resultados;
- Depende de uma estratégia de marketing avançada;
- Precisa de investimento inicial significativo.
Inside e Inbound Sales são complementares
Agora que esclarecemos a diferença entre Inside Sales e Inbound Sales é importante explicar que essas técnicas de venda são complementares e podem ser aplicadas em conjunto.
A integração entre toda a estratégia de marketing de uma empresa significará o sucesso das vendas. Para começar, é indispensável realizar a distribuição de leads entre os vendedores.
Dessa forma, é mais simples compreender qual esforço implicará o fechamento de cada nova venda.
Todo este processo de atendimento personalizado pode acontecer internamente, no setor comercial da empresa, sem deslocamento físico do vendedor. Para atingir a meta, a equipe de vendas deve atuar conforme a estratégia de Inside Sales.
A equipe de Inside vai qualificar os leads gerados pelo marketing e abastecer o time de vendedores de ponta com o máximo de informações importantes a respeito do comprador, para a elaboração de uma proposta comercial irresistível.
+ Leia: Como diminuir o ciclo de vendas?
Para qual perfil de empresa o Inside Sales é indicado?
A operação de Inside Sales pode vender tanto para leads Inbound Marketing (atraídos por conteúdos) como para leads Outbound/Field Sales (prospectados fora da empresa/em campo).
Sendo assim, o processo funciona para empresas de pequeno, médio ou grande porte. Isso quer dizer que é completamente adaptável à necessidade da empresa.
Geralmente, a operação é a preferida por empresas com objetivo de manter um baixo custo de operação (na comparação com as vendas externas), melhorar a experiência do cliente e escalar o time de vendas com rapidez.
Lembrando que, apesar da diferença entre Inside Sales e Inbound Sales, as técnicas podem ser combinadas para atender a estratégia de vendas de cada empresa.
Equipe necessária para operar em Inside Sales
Basicamente, o time de Inside Sales é composto de:
VP de Vendas: Necessário em times com mais de 15 vendedores para realizar o acompanhamento do trabalho diário da equipe, executando o papel de consultor de vendas, elaborando o planejamento da área, entre outras tarefas.
Gerente/Coordenador: Além de também contribuir com o acompanhamento diário do trabalho dos vendedores, treina novos contratados.
Consultor de Vendas (Sales Rep): Este é o vendedor propriamente dito, responsável por abordar e os leads e fechar as vendas.
Pré-vendedor (SDR): O pré-vendedor é o que abordará leads, identificará as melhores oportunidades e irá encaminhá-las aos vendedores para diagnóstico, demonstração/apresentação de proposta e fechamento.
+ Leia: RevOps: departamento que integra marketing, vendas e customer success
Inside Sales na prática
Uma operação típica de Inside Sales considera as seguintes etapas:
- Prospecção;
- Abordagem (qualificação);
- Envio de oportunidades para o CRM;
- Fechamento.
Cada etapa tem suas especificidades em comparação às vendas externas e ao tipo de discurso utilizado.
Qual perfil de empresa utiliza Inbound Sales?
Neste momento, em que tratamos da indicação do Inbound Sales como operação de vendas, é indispensável reforçar que para o modelo dar certo é preciso ter uma estratégia de marketing digital em um nível avançado.
Então, se o processo de Inbound Marketing da sua empresa ainda não gera quantidade de leads suficientes para abastecer o time comercial, não há razão para focar apenas em Inbound Sales.
No entanto, se a estratégia da sua empresa é a de atuar no longo prazo, este modelo é o ideal. Mas, é necessário planejar uma estratégia de marketing digital eficiente, que atinja resultados no tempo necessário.
Implementando a estrutura para Inbound Sales
Como já dito, o Inbound Sales depende de um trabalho ativo de Inbound Marketing, alinhado com o setor comercial da empresa.
Se esse passo já foi cumprido, surge a figura do pré-vendedor (SDR) citado na equipe de Inside Sales.
A seguir, existe a necessidade de Reps.
Os Reps são os vendedores encarregados de fazer contato com os leads qualificados pelo marketing e pelos SDRs (pré-vendas). São eles que seguirão o processo comercial até o fim.
Portanto, agora que você entende a diferença entre Inside Sales e Inbound Sales é só planejar e implementar a melhor estratégia de vendas na sua empresa!