Marketing Humano em vendas B2B

 em B2B
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Marketing Humano ou Marketing Human to Human (H2H) é uma estratégia que visa humanizar a comunicação das empresas, proporcionar um bom atendimento B2B, e gerar negócios. Nela, o principal foco de todas as ações é atender as necessidades do consumidor.

O H2H é uma tendência de mercado, mas ainda é negligenciado por muitas empresas. Em especial, pelas que realizam negócios com outras empresas, o Business to Business (B2B).
Este segmento do marketing busca criar vínculos emocionais com os clientes, deixando de considerá-los apenas como números e dados.

Como o nome diz, o Marketing “de Humano para Humano” caracteriza negócios com uma abordagem mais pessoal em relação aos clientes. Ou seja, seu propósito é tornar uma marca mais humana.

Por que esse comportamento é importante para as empresas, principalmente para um bom atendimento B2B?
A resposta foi dada em 2014, por Bryan Kramer:

  • Porque pessoas possuem emoções
  • Querem fazer parte de algo maior que elas
  • Desejam sentir
  • Querem ser incluídas
  • Precisam entender

 

Marketing Humano é um diferencial

Ser percebida como uma marca com diferenciais mais atraentes em meio a concorrência é uma preocupação de mercado bem presente entre empresas voltadas a negócios B2B.

Atingir essa visibilidade e seus consequentes resultados, como a ampliação da carteira de clientes e a fidelização deles, depende de um novo comportamento das empresas.

Ocorre que, em busca dessa diferenciação, empresas têm apostado em uma comunicação formal e impessoal.

 

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Como incluir o marketing humano na busca por uma diferenciação de mercado.

No entanto, se seu negócio e todos os seus concorrentes adotam a mesma forma de atendimento B2B, todos estão seguindo um padrão. Portanto, não há diferenciação.

Sendo assim, o Marketing Humano ou H2H surge como um novo modelo de posicionamento de empresa, com caráter pessoal.
De maneira mais fácil, isso significa evidenciar particularidades que tornem um negócio mais humano.

Confira algumas características de empresas que mantém relacionamento Human to Human com seus clientes:

  • Existe um diálogo sincero com o cliente.
  • São empresas que inspiram.
  • Há empatia.
  • São empresas que resolvem problemas.
  • Usam bom humor no relacionamento com o cliente.
  • Têm uma história e a vivenciam.
  • Cometem e admitem erros.
  • São suscetíveis a emoções.

 

Marketing Humano passo a passo

Embora empresas experimentem uma era de máquinas, Inteligência Artificial (AI) e relacionamentos robotizados, não devem ignorar que clientes são pessoas.

Também é fundamental reconhecer que, mesmo os representantes de negócios das empresas, são seres humanos.

Dessa forma, as estratégias de marketing das companhias devem levar em conta o fato de precisarem ser absorvidas por pessoas. Independentemente dessa pessoa ser o gestor de uma empresa cliente.

Marketing Humano passo a passo

Quando a humanização gera atendimento personalizado em negócios B2B.

Então, para ter sucesso em estratégias e ações de Marketing Humano e também ser referência de bom atendimento B2B, aconselha-se atenção a certos comportamentos:

 

1-Proporcione atendimento personalizado

Aqui fica comprovada a importância não só do Marketing Humano, mas também do Marketing Personalizado nas estratégias de comunicação de uma empresa.

As companhias precisam demonstrar estarem ouvindo seus clientes e entendendo as suas necessidades. Quanto maior for essa conectividade, mais forte será o relacionamento B2B, por exemplo.

Nesse sentido, entre as tarefas da equipe de marketing estarão descrevendo personas (representação dos clientes ideais de um negócio), criar perfis e até enviar formulários de pesquisas sobre sua marca. Os clientes precisam saber que a opinião deles é importante para sua empresa.

 

2-Faça o cliente identificar-se com seu negócio

A palavra-chave desse aspecto do Marketing Humano é empatia. Faça seu público notar que para sua empresa os clientes representam mais que somente meta de vendas.

Disponibilize conteúdo relevante, acompanhe seus clientes pelas redes sociais, os convide a participar de iniciativas que encorajam o aprendizado, não só as compras.

Entenda seu cliente e os problemas que ele está tentando resolver. Essas ações são coerentes com o atendimento personalizado.

 

3-Acrescente humor ao marketing

Outro segredo do Marketing Humano é sua empresa fazer seus clientes rirem, e ter personalidade para rir de si mesma. A atitude gera identificação humana. Se seu cliente se divertir, ele voltará para obter mais doses de humor.

 

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Exemplo de atendimento com empatia para aprofundar o relacionamento com o público.

A dosagem adequada desse humor será alcançada à medida que sua empresa aprofundar o relacionamento com os clientes. Quanto mais souber a respeito deles, melhor poderá brincar com esse conhecimento.

 

4-“Converse” como humano

Sempre que mantiver contato com o cliente o faça como “de humano para humano”. Isso vale para o conteúdo divulgado pela sua marca.
Escreva como um humano e não como um robô. Lembre, até no Marketing B2B você está alcançando pessoas e pessoas buscam experiências.

Ao invés de uma enxurrada de números, estatísticas e análises, ofereça histórias e compartilhe mais sobre sua empresa, produtos ou serviços.
Seu cliente precisa se sentir parte da sua empresa para construir uma ligação significativa com ela.

 

5-Assuma erros

Um erro de ortografia ou gramática, a transmissão de informações incorretas, o envio de e-mail errado ou até uma “ofensa acidental” podem acontecer. Afinal, profissionais também cometem falhas humanas, porque são humanos.

 

Marketing Humano: sua empresa presta um bom atendimento B2B?

Aproveite para reconhecer enganos e erros. Pode ser a chance de tratar uma falha com humor. Além disso, pessoas valorizam pedidos de desculpas.

 

6-Aja com autenticidade

Nada de esconder informações sobre sua empresa de clientes ou potenciais clientes. Evite artifícios e publicidade enganosa. Atualmente as pessoas têm acesso a tudo. É só fazer uma pesquisa pela internet. Ninguém gosta de se sentir-se enganado.

Faça o contrário, pois transparência e autenticidade contam pontos positivos, e ajudam na divulgação do seu negócio.

 

7-Recompense defensores da sua marca

Análises de dados, depoimentos e estudos de caso são indispensáveis para desenvolver ações que conquistem a confiança e a fidelidade de clientes.

Pessoas costumam gostar do que outras pessoas gostam. Isso quer dizer que, se um potencial cliente escuta um cliente falando bem da sua empresa, a possibilidade de ele procurar saber mais sobre o seu negócio é muito grande.

 

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Recompense clientes fiéis da sua empresa. Eles são defensores da sua marca.

Use este aspecto do Marketing Humano a seu favor. Uma estratégia eficiente para estimular a fidelidade de clientes e torná-los defensores do seu negócio é oferecer recompensas. Assim, eles continuarão a promover sua marca.

 

Marketing Humano x Marketing B2B

O Marketing B2B acabou deixando de lado o fato de que por trás da administração das empresas existem seres humanos. E é esta lacuna que o Marketing Humano chegou para preencher.

Enquanto não reconhecerem a importância do Marketing Human to Human, negócios B2B correm riscos, como por exemplo: amargar resultados provenientes da produção de conteúdos obsoletos, robóticos e que não agradam o público.

Evitar tamanha frustração entre empresas que reconhecem a importância do planejamento e execução de ações de marketing para seus negócios não é difícil.

Basta seguir as dicas repassadas neste artigo e ter paciência, porque credibilidade e confiança não são sentimentos humanos conquistados da noite para o dia. Não é mesmo?

 

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