Qual é a maturidade digital da sua empresa?

 em Marketing Digital
Tempo de leitura: 4 min

O mundo mudou. Comunicação, informação relacionamento com o cliente e rotinas de trabalho são permeados pela velocidade.

Trocamos mensagens à espera de respostas instantâneas, temos acesso a notícias na palma da mão, a poucos cliques, e somos procurados pelo público por diversos canais.

O mundo mudou e a tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas.

Porém, alguns negócios ainda resistem em seguir esse fluxo. Escolhem, mesmo que inconscientemente, estar aquém do processo de transformação digital.

E deixam de estruturar processos inovadores, ganhar autoridade e impulsionar o crescimento da própria empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Aliás, hoje em dia, pesquisas mostram que quanto maior o índice de maturidade digital, maiores são as chances de uma empresa seguir no mercado com rentabilidade. Trata-se do darwinismo tecnológico. Sobrevivem os organismos que se adaptam ao meio em que vivem e estes têm mais chances de se reproduzir.

Mas você sabe o que é mesmo maturidade digital e como ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa?

E de qual estatística sua empresa faz parte: a que está no fluxo da maturidade digital ou aquela que está aquém da transformação? É o que você pode descobrir agora ao ler este post!

 

O que é maturidade digital?

 

Homem de negócios com expressão de dúvida.

A maturidade digital representa o nível de avanço tecnológico em que sua empresa está. Esse índice mensura o quanto um negócio está digitalizado ou não, independentemente do seu setor de atuação.

Engana-se quem pensa de que estar maduro digitalmente envolve apenas a adoção de sistemas e ferramentas tecnológicas. É isso e vai além.

Em um mercado bastante competitivo e exigente, a maturidade digital diz respeito à capacidade da empresa atualizar seus processos para ir até o próprio cliente. Envolve cultivo à cultura de inovação, equipes colaborativas e também, claro, a adoção de tecnologias que facilitam o dia a dia. Tanto dos funcionários quanto dos clientes.

Por exemplo, negócios que seguem guardando arquivo em computadores e compartilhando um a um por e-mail estão longe da maturidade digital. Isso porque a tecnologia já trouxe o armazenamento nas nuvens.

 

 

O que a maturidade digital tem a ver com faturamento?

Empresas que têm maturidade digital podem ter seus custos reduzidos em até 30% e um aumento de até 20% na sua receita. E isso quem mostrou foi um estudo realizado pelo Google e pelo Boston Consulting Group (BCG).

Empresas como a Ambev e a Natura investiram em estratégias de transformação digital para alavancar suas vendas. A cervejaria apostou em estruturação dos dados, realidade aumentada e até algoritmos para mapear riscos de acidentes de trabalho. Hoje, no quesito estruturação de dados, a Ambev ocupa posição superior às empresas com maiores médias de maturidade digital.

Já para a Natura, um marco da digitalização foi a concepção do canal de vendas online, o que permite que quase 100% dos pedidos das consultoras sejam feitos virtualmente.

 

Demonstra o resultada da pesquisa realizada pela Dell, onde o Índia, Brazil e Tailândia lideram o índice de maturidade digital.Aliás, o Brasil é o segundo país no ranking mundial de líderes digitais, de acordo com outra pesquisa, feita pelas empresas Dell e Intel — ambas do setor de tecnologia. Isso mostra que os negócios brasileiros estão na vanguarda nessa atualização. No entanto, ainda há uma longa trajetória a ser trilhada para a maturidade digital. Entre as empresas brasileiras, cerca de 80% acredita que a transformação digital precisa ser mais difundida.

 

Como mensurar a maturidade digital da sua empresa?

Levando em consideração ao uso de dados em marketing, as empresas podem ser classificadas em quatro estágios de maturidade digital. Veja só:

Nascentes

Quando as empresas estão engatinhando na presença digital. Podem possuir ou não site responsivos (aqueles que se adaptam a diferentes dispositivos), presença no Google Meu Negócio e nas redes sociais. Mas, de acordo com pesquisa do Google e BCG, são aquelas empresas que fazem campanhas sem focar nos resultados. Não sabendo avaliar métricas importantes para o crescimento a médio e longo prazo.

Emergentes

São negócios um pouco mais engajados com a maturidade digital. Fazem campanhas baseadas em dados próprios de clientes e já possuem publicações regulares em seus canais de comunicação: blog, redes sociais, etc.

É possível que já haja alguns processos de automação de marketing, segmentação de clientes e relacionamento por e-mail.

Conectadas

A principal característica das empresas que se encaixam neste segmento é a integração de dados e as estratégias de comunicação baseadas nesses números.

São definidas metas, há análise e otimização constante em busca de melhorar o desempenho da marca nos meios digitais.

Multi-Momento

É quando as empresas estão no nível mais avançado de maturidade digital. Há integração total do marketing com a equipe de vendas. Os dados são fonte para uma experiência personalizada para cada cliente.

 

 

Quem não se adapta…

O convite para o mundo dos negócios é adaptação e inovação. Como dissemos acima, o mundo mudou e a forma de ir até um possível cliente também.

Pessoa segurando um smartphone da Blackberry.

Um bom exemplo de falta de adaptação é o da canadense Blackberry que era líder do mercado de smartphones, quando o Iphone foi lançado. E basicamente ignoraram o touchscreen, hoje sabemos quem levou a melhor.

A tecnologia, que já trouxe facilidades para o dia a dia de todos com a internet, ferramentas e softwares, hoje, no mundo empresarial, se traduz também na Indústria 4.0.

Esta chega para fundir automação, controle e tecnologia, conferindo processos mais autônomos, sem a necessidade da interferência humana e mais eficientes.

E, hoje, acredite: a maturidade digital representa só mais um passo em direção ao futuro dos negócios. Significa manter sua empresa adaptada ao novo modo de estar e atuar no universo empresarial. Afinal, trata-se da era da informação, conexão e velocidade.

Onde o cliente está mais exigente, inteirado e imediatista. Seu negócio está pronto para se adaptar?

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Homem trabalhando em um notebook ao fundo.