Seu site gera negócios?

 em Marketing Digital
Tempo de leitura: 4 min

Um site B2B é importante para gerar negócios para empresas que tem como cliente outras empresas.

Você já parou para pensar como inicia a jornada de compra do seu cliente? Conhece todas as dúvidas e incertezas dele a respeito do seu produto, serviço ou negócio?

Por isso, neste post, falaremos sobre a importância de um site para sua empresa e apontaremos 3 motivos para você levar esse canal a sério.

Com essas perguntas em mente, é importante saber que o comportamento de compra B2B continua a mudar para o digital, as empresas que não investem na capacidade de engajar clientes on-line de maneira altamente personalizada e transparente correm o risco de perder oportunidades de vendas.

Todo plano de marketing B2B tem como objetivo entregar o conteúdo certo para a pessoa certa no momento certo.  

Pois a jornada de compra mudou, ela não começa mais com uma ligação telefônica de abordagem fria e indesejada.

Hoje, clientes B2B pesquisam na internet sobre produtos e serviços. Buscam conhecimento antes da compra, e preferem adquirir de empresas que são autoridades no assunto.

Quando os clientes B2B têm acesso imediato às informações on-line e usam essas informações para orientar suas decisões de compra, o significado de “o conteúdo certo para a pessoa certa no momento certo” se concretiza por meio de novas oportunidades de negócios.

Um site B2B impacta diretamente nos seus resultados, por isso, neste artigo descrevo a importância de um site B2B para as estratégias de vendas da sua empresa e por que levar este canal a sério.

 

 

“Não construa sua casa no terreno dos outros.”

Mais de 92% das empresas no Brasil têm um perfil nas redes sociais e 93,2 milhões de brasileiros estão presentes nestas redes de forma ativa — é o que mostra pesquisa sobre as tendências da área.

Só que, por mais que as plataformas e redes sociais sejam relevantes e necessárias, elas devem ser usadas como um Hub nas estratégias B2B, não há nada melhor que levar a audiência para o seu site, que é o seu “terreno virtual”.

Gráfico negativo do alcance orgânico do Facebook entre 2011 e 2017.

Queda do atingimento orgânico(postagens que chegam as pessoas sem patrocínio) no Facebook ao longo do tempo. Fonte: businessesgrow.com

O que acontece com as redes sociais é que elas sempre mudam suas regras, limitam o alcance orgânico (aquele que atinge usuários sem a necessidade de pagar para alcançar mais seguidores), mudam suas políticas de privacidade e criam mecanismos para manter o usuário sempre dentro da plataforma. Dificultando algumas ações estratégicas de marketing e relacionamento.

Lembre-se, que os perfis da sua marca nas plataformas sociais não pertencessem a sua empresa. Já parou para imaginar se a sua estratégia de marketing digital estivesse toda centrada no Orkut? Ela teria desaparecido junto com a plataforma social!

Já a audiência que você constrói com seu site é sua, portanto, é muito melhor a longo prazo investir em alcance orgânico do que pagar sempre para ter o mesmo alcance. É um lugar seguro para construir os tijolos dessa relação com o cliente.

É um lugar seguro para construir os tijolos dessa relação com o cliente.  

Como proprietário do terreno, você pode construir a casa como quiser: escolher os formatos de conteúdo, organizar as informações mais relevantes e estruturar seu site B2B para ser um importante canal gerador de negócios.

 

+LEIA TAMBÉM: Qual é a maturidade digital da sua empresa?

 

1º Um site é a maior fonte de informação do seu negócio

Seu site B2B deve reunir todas as informações relevantes da sua empresa de maneira atualizada, responsiva (que se adequa a diferentes tipos de dispositivos) e organizada para oferecer a melhor experiência para sua audiência.

Ilustração colocando o site no centro da estratégia de marketing digital.

Seu site é o pilar central da estratégia de marketing e a maior fonte de informações da empresa online.

Esse conteúdo não some à medida que você publica novas informações e é onde o cliente pode sanar todas as dúvidas em relação ao seu produto ou serviço. É possível contar sua história, o que oferece, quem são os profissionais, mostrar depoimentos de clientes, cases de sucesso, diferencias de seus produtos e outros conteúdos de interesse de seus futuros clientes.

O site B2B deve ser, portanto, o centro da estratégia de Marketing Digital, quando todos os outros canais digitais que sua empresa possui levarão o visitante para seu endereço virtual — que se tornará um potencial canal de vendas também.

 

+LEIA TAMBÉM: Modelos de vendas para estruturar o comercial

 

2º Um site é um canal de vendas

Se bem estruturado, um site B2B pode ser um importante canal de vendas do seu negócio.

Hoje em dia, com a inserção de chatbots (que simula um atendimento humano), ferramentas de automatização de marketing e de loja virtual, um site é basicamente um membro do time comercial atuando 24 horas, 7 dias por semana.

Tabela com informações das indústrias de: Maquinário, Fornecedores industriais, Embalagens, entregas e logística.

A jornada de compra do cliente B2B é cada vez mais influenciada pelo digital. Fonte: bcg.com

Outra característica importante dos sites B2B é que este é o principal canal por onde seus clientes podem chegar até sua empresa. Um exemplo são os compradores B2B que buscam fornecedores online, usando a ferramenta de pesquisa do Google. Conforme levantamento da própria empresa, 89% dos compradores B2B pesquisam na internet por um determinado produto ou serviço para depois se relacionar com uma marca específica.

Além disso, existem estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing, que tem como pré-requisito um site estruturado para tal fim. Essa metodologia é utilizada para atrair e nutrir com informações potenciais clientes, por meio de conteúdos relevantes da sua área e com iscas de captura de dados.

 

+LEIA TAMBÉM: Pré-vendas: como vender mais qualificando leads

 

3º Um site é um canal de relacionamento com os clientes

Por meio do seu site B2B, é possível captar os contatos de visitantes interessados e iniciar um relacionamento automatizado com eles, mas de forma personalizada, de modo a criar engajamento e possibilitar novos negócios no futuro.

Homem protegendo com as mãos a ilustração de um cliente.

Com as informações e conteúdos certos, seu site auxilia em todo o relacionamento entre sua empresa e seus clientes.

E somente com um site é possível desenvolver estratégias conjuntas de Marketing de Conteúdo, produzindo materiais relevantes para clientes em busca de soluções no mercado B2B. Dando início a jornada de compra do seu visitante, fazendo-o evoluir pelas etapas da descoberta do problema, a consideração da solução até a decisão de compra.

Dando início a jornada de compra do seu visitante, fazendo-o evoluir pelas etapas da descoberta do problema, a consideração da solução até a decisão de compra.
 

Por isso, é fundamental manter o site atualizado e investir nessa ferramenta como um canal de relacionamento e vendas.

Está vendo só? A importância de um site B2B está além da manutenção da presença digital bacana da sua marca. É uma ferramenta de prospecção, relacionamento e vendas para sua empresa.

Agora que você já sabe por que deve levar esse canal a sério, o que acha de saber mais sobre Inbound Marketing? Baixe o nosso eBook: Uma introdução ao Inbound Marketing.

Boa leitura!

Postagens Recomendadas
Maturidade digital desempenha papel importante nas empresas líderes.