O que é KPI e como defini-lo para meu projeto?
Para que estratégias tragam resultados efetivos é extremamente necessário que sejam acompanhadas de performances.
Esse acompanhamento é o que permite identificar o que está funcionando e o que não. Sendo assim, os KPIs são usados para mensurar o andamento dessas ações.
O que é KPI?
Key Performance Indicator. Em português: Indicador-Chave de Performance. Ou seja: é uma forma de medir se uma ação está atendendo aos objetivos da empresa ou não. Um KPI pode ser um número ou um percentual.
Ainda não ficou claro? Então, vamos a um exemplo. Suponhamos que o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) esteja alto.
Com o KPI, os gestores sabem que devem olhar mais atentamente para os processos das áreas de marketing e vendas.
Agora, se a retenção estiver baixa, o KPI mostra que são as etapas de atendimento ao cliente que precisam de mais atenção.
Os KPIs são parte fundamental da estratégia de gestão de uma empresa e possibilitam o acompanhamento e gerenciamento de desempenho das estratégias.
Mas isso significa dizer que KPI é a mesma coisa que métrica, certo? Errado. E é por isso que agora vamos te explicar as diferenças.
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Diferença entre KPI e métrica
Antes de mais nada é importante que você saiba que KPIs não são o mesmo que métricas, mas que uma métrica pode se tornar um KPI.
Vamos às diferenças: os KPIs são indicadores importantes para a sua empresa e o seu objetivo, enquanto uma métrica é apenas algo a ser medido.
Se por alguma razão essa métrica se torna relevante para a sua estratégia, ela se transforma em um indicador-chave (KPI). Mas, para isso, é importante que tenha alguma influência na tomada de decisão. Esse é o fator primordial para que uma métrica se transforme em KPI.
Ah, e muito cuidado com as métricas de vaidade! Neste outro artigo te explicamos quais as métricas importantes para o seu negócio.
Como definir um KPI?
Os KPIs estão sempre ligados a um objetivo. Portanto, devem ser definidos conforme o mercado de atuação e realidade da sua empresa.
Uma indústria, por exemplo, pode dar mais importância aos indicadores que geram oportunidades de negócios – conversão de leads.
Abaixo listamos alguns fatores que devem ser considerados ao definir um KPI. Veja:
Relevância: Um dos maiores erros ao definir KPIs é escolher indicadores de vaidade, ou seja, números que não trazem resultados efetivos (como curtidas, por exemplo). Direcione sua atenção ao que realmente é relevante.
Importância para os negócios: Se o seu objetivo for vender mais, o KPI deve te mostrar que você realmente está vendendo mais. Caso não esteja, ele também deve indicar o oposto para que novas metas sejam traçadas.
Influenciar na tomada de decisão: Como falamos, o indicador-chave de performance precisa ter alguma influência sobre suas tomadas de decisão. Afinal, do que adianta ter dados e informações que não dizem nada?
Disponibilidade de mensuração: Para definir um KPI, você precisa verificar se ele pode ser mensurado e analisado sempre.
Ter periodicidade: O KPI precisa ser mensurado constantemente para verificar o que funciona e o que não. Essa análise precisa ser feita periodicamente.
Exemplos de KPIs
Agora que você já sabe que KPI e métrica não são a mesma coisa e quais fatores precisam ser levados em conta para definir um KPI, iremos te mostrar alguns dos KPIs que são mais relevantes para o seu negócio.
Para facilitar seu entendimento, vamos dividi-los em três categorias: primários, secundários e práticos. Continue a leitura e descubra o que cada um significa!
Primários
Os KPIs primários são os principais para o seu objetivo. Eles indicam que você está ajudando a empresa a ganhar mais dinheiro. Alguns exemplos de KPIs primários são:
- Tráfego;
- Leads;
- Taxa de conversão;
- Custo de por Lead (CPL);
- Receita por compra;
- Receita total.
Secundários
Os KPIs secundários devem justificar os primários. Ou seja, esses indicadores devem mostrar o porquê de tais ações e se estão no caminho certo. Por exemplo:
- Origem do tráfego (se é orgânico, pago etc.)
- Custo por visitante;
- Assinantes da newsletter;
- Assinantes do blog;
- Acessos recorrentes no blog;
- Custo por lead no estágios do funil;
- Preço médio por transação.
Práticos
Nesta etapa, o mais importante é entender o que vai contribuir para entregar melhores resultados. Acompanhar dados e informações sobre comportamento, aquisição e características do usuário, como:
- Conteúdos mais acessados;
- Palavras-chave mais pesquisadas;
- Pageviews;
- Page rank;
- Interações sociais etc.
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KPIs ditarão o percurso
É quase inacreditável que ainda existam gestores que cometem o erro de não basear suas ações nos objetivos finais e, que muitas vezes, nem sabem o que esperar como resultados.
KPIs são importantes porque trazem dados concretos e apresentam previsibilidade. Ou seja, são essenciais para oferecerem um diagnóstico das suas ações e se as estratégias precisam ser repensadas.
Tudo isso irá te guiar para alcançar melhores resultados e saber o que esperar deles. Afinal, quando você sabe onde fica a linha de chegada, o percurso se torna muito mais simples.
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