5 motivos para criar um blog no seu site B2B

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Tempo de leitura: 4 min

Ter um blog ou não? Eis a questão. Esse é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente quando se tratam de negócios B2B.

Que o consumidor pesquisa várias vezes na internet antes de efetivar a compra: isso não é segredo para ninguém. Ainda mais quando se tratam de clientes B2B, que querem estar sempre muito bem informados.

Portanto, pensando nisso, fizemos este artigo para te contar por que ter um blog é importante para empresas com vendas B2B.

Mas, antes, vamos te explicar o que é um blog – e não é a mesma coisa que um site.

Vem com a gente!  

 

O que é um blog?

Resumidamente, podemos dizer que o blog é uma página online para compartilhar conhecimento sobre determinado assunto. É uma espécie de diário online que pode ser pessoal ou empresarial.

Outra característica do blog é a atualização frequente de conteúdo. Alguns blogs são atualizados mensalmente, outros semanalmente e até diariamente. Cada publicação é chamada de post

Normalmente, os posts são em formato de artigos, que devem ser de leitura dinâmica, com palavras-chave e outras estratégias de SEO.

Comparacao Do Conteudo Site E Blog, ter um blog

Ter um blog: diferenças entre site e blog

Diferenças entre blog e site

Muitas pessoas confundem blog com site. Mas, entenda de uma vez por todas: não são a mesma coisa. Ambos têm sua importância e embora um complemente o outro, têm significados diferentes.  

Então, vamos falar de cada um? Veja: 

O conteúdo de um site é fixo, “mais parado”, digamos assim. No site, você irá colocar informações mais institucionais sobre o que é a empresa, o que ela faz, onde está localizada, contato etc. Além disso, a linguagem é mais formal. 

Já no blog, você irá gerar conteúdo, em formato de posts, que devem trazer informações de interesse do cliente em potencial e/ou da persona, sempre dentro do ramo de atuação da sua empresa. Normalmente, o blog tem uma linguagem mais informal – tudo depende do segmento, claro. 

Lembrando que o site deve conter um link que irá redirecionar para o blog, como você vê na imagem abaixo. 

O Site Deve Conter Um Link Que Ira Redirecionar Para O Blog, ter um blog

Entenda a importância de ter um blog no site

Por que é importante criar um blog para o B2B?

Agora que você já sabe que um complementa o outro, mas que tratam-se de coisas diferentes, vamos te contar por que é importante ter um blog dentro do site, quando o assunto é  B2B.

No marketing digital são utilizadas diferentes estratégias para que a empresa tenha presença na internet. Uma delas é o inbound marketing e o grande pilar do inbound é o marketing de conteúdo. É aqui que entra a importância de ter um blog.

Abaixo, listamos os 5 principais motivos para sua empresa ter um blog. Veja:

1. Ganhar visibilidade

Publicar conteúdo com frequência no blog faz com que as pessoas acessem mais vezes seu conteúdo, resultando assim em mais páginas indexadas no Google.

O que isso quer dizer? Que você tem mais acessos, mais cliques, mais tráfego. Você ganha mais visibilidade e, consequentemente, vai conquistando presença de marca.

Além disso, a probabilidade de outros blogs e sites mencionarem o seu conteúdo é maior, o que também te ajudará a ter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Dessa forma, sua empresa é encontrada mais facilmente pelas pessoas que tem potencial para adquirir seu produto ou serviço.

 

 

2. Educar e nutrir mercado

Escrever um artigo para blog é uma responsabilidade que exige que você (ou quem for escrever) esteja sempre atento com o que acontece no seu ramo de atuação, pois esse é um meio de gerar aprendizado para quem o lê.  

Ao gerar conteúdo, você estará nutrindo o leitor com informações que podem fazer ele se interessar pelo seu produto ou serviço a ponto de se tornar um cliente. 

Assim, você vai conquistando confiança e quando ele decidir que é a hora de comprar, vai lembrar de você. 

Criar Artigos Com Frequencia E Que Respondam As Duvidas Do Cliente Em Potencial, por isso ter um blog.

Por isso a importância de criar artigos com frequência e que respondam às dúvidas do cliente em potencial.

 

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3. Conversão de leads

Leads são pessoas que acessaram o seu blog e converteram algum material, deixando dados de contato, como o e-mail, por exemplo.

Isso acontece, quando você oferece um conteúdo relevante no seu blog e, em troca, o visitante deixa os dados de contato por meio de um formulário que ele preencheu.

Afinal, é muito mais fácil iniciar um relacionamento com alguém que já apresentou algum tipo de interesse pelo seu conteúdo, do que com alguém que nem sabe que você existe, não é mesmo?  

A conversão de leads é o começo desse relacionamento com sua marca. Investindo nas estratégias certas e em conteúdo relevante, o lead vai passar pelas etapas da jornada de compra até se transformar em cliente.

 

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4. Tornar-se referência

Quando você aborda um determinado tema, com certa frequência e trazendo informações relevantes, você irá se tornar referência no seu ramo de atuação.  

Já sabemos que a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de comprar algo. Então, invista em bons conteúdos que falem sobre sua marca, seus produtos e serviços.

Para isso, existem técnicas que te ajudam a criar um bom texto ou você pode ainda contar com empresas especializadas na produção de conteúdo

 

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5. Resultados mensuráveis

Diferentemente de um outdoor ou flyer entregue no semáforo, em que os resultados não são mensurados com eficácia, com o blog você pode mensurar os resultados com muito mais exatidão.

Afinal, como você saberia quantas pessoas visualizaram o outdoor e quantas delas fizeram alguma ação a partir disso?

No blog, você têm métricas que te mostram quantos visitantes você recebeu no dia, bem como as ações que eles fizeram.  

Portanto, invista sempre em estratégias que podem ser mensuradas e que trazem resultados reais.

 

Tornar Se Referencia através de um blog.

Viu como é importante ter um blog no seu site? É por meio dele que as pessoas irão manter-se informadas sobre sua área de atuação e engajadas com sua marca. Por isso, lembre-se sempre de mantê-lo atualizado com conteúdo relevante e de qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, agora descubra se sua empresa tem presença online ou apenas um site!

 

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