Métricas de vaidade são importantes para o B2B?

 em B2B
Tempo de leitura: 5 min

“Por que nossas curtidas no Facebook estão baixas?”. “Queremos mais comentários nas nossas publicações”. “Precisamos aumentar o número de seguidores nas redes sociais”. “O que são as métricas de vaidade?”.

Alguma dessas questões te parece familiar? Pois, aqui na agência, é muito comum ouvirmos esses questionamentos de clientes.

Criar interação com seguidores é uma maneira eficiente de mantê-los engajados com nossa marca, certo?

Mas, até que ponto as métricas de vaidade são realmente importantes para o seu negócio B2B? E elas contribuem para gerar vendas? Siga a leitura para obter as respostas!

 

Métricas de vaidade: o que são?

Quando falamos em curtidas no Facebook, por exemplo, não podemos deixar de mencionar as métricas de vaidade.  

Por isso, cabe aqui uma pergunta: você costuma mensurar os resultados das suas campanhas pela quantidade de curtidas, seguidores e afins? Se você faz isso, precisamos te contar que este não é o jeito certo de medir o sucesso das suas estratégias.

curtidas-no-facebook

Curtidas no Facebook – métricas de vaidade.

Métricas de vaidade são números que servem especialmente para confortar o ego, pois não contribuem diretamente para as vendas B2B. Essas métricas não provam se as estratégias de marketing digital efetivamente contribuem para a geração de oportunidades, por exemplo.

Resumidamente, podemos dizer que as métricas de vaidade são números ou dados das ações que são monitoradas, mas que não servem para tomar decisões.

Vale lembrar que a importância das métricas de vaidade varia conforme o seu objetivo. Por exemplo, se a sua intenção é criar conexões entre as pessoas para se espalhar e viralizar, são um ótimo termômetro.

Mas como se trata de um negócio B2B, as métricas de vaidade podem apenas estar te fazendo cair na ilusão de que você está no caminho certo – quando os resultados que realmente deveriam ser analisados são outros. Como ainda veremos neste artigo.

 

Quais são as métricas de vaidade?

Agora que você já sabe o que são métricas de vaidade, iremos te mostrar algumas delas.

Antes, lembre-se de que as métricas de vaidade têm sim sua importância, mas não necessitam de tanta atenção quanto outras e que não devem ser consideradas KPI’s de um projeto.

Por isso, separamos três exemplos de métricas de vaidade que são mais comuns nas redes sociais. Veja:

 

Pessoa segurando um balão com a mensagem: "seguidores". Que é uma das métricas de vaidade.

Seguidores – métricas de vaidade.

Seguidores

Ao pensarmos como um negócio B2B que precisa gerar vendas, ter uma grande  quantidade de seguidores não significa que sua marca vende mais.

Até porque quem garante que grande parte desses seguidores não seja inativa e só esteja contando como mais um número?

Portanto, se o seu objetivo for aumentar as vendas, essa não é uma métrica tão relevante.  Seria diferente se você fosse um digital influencer, que precisa de um número considerável de seguidores para trabalhos de publicidade ou se estivesse buscando reconhecimento de marca.

Como o seu negócio é B2B e você precisa gerar mais vendas, a quantidade de seguidores não influenciará na tomada de decisão da persona.

 

+Leia: Como superar desafios das vendas B2B com Inbound Marketing? 

 

Compartilhamentos

Quando muitas pessoas compartilham seu conteúdo, significa dizer que algo deu certo, não é mesmo? Mas o sucesso da sua campanha não deve ser mensurado dessa forma, se o seu objetivo for vender.

 

Ilustração com pessoas fazendo o compartilhamento via smartphone, que também se enquadra como uma métrica de vaidade.

Compartilhamento – métricas de vaidade.

Os compartilhamentos ajudam a levar mais tráfego para o site ou conteúdo da sua marca. Contudo, quando esse tráfego é conquistado, você precisa continuar nutrindo o leitor com conteúdo relevante para fazê-lo avançar no funil de vendas.

Curtidas

E se as curtidas no Facebook acabarem? Como você irá medir o sucesso das suas postagens orgânicas e campanhas?

Desde que o Instagram resolveu ocultar a quantidade de likes, e agora existe a possibilidade de que o próximo a fazer isso seja o Facebook, está na hora de reconsiderar a importância que você tem dado às curtidas no Facebook.

Quando alguém curte uma publicação sua, pode ser que ela tenha gostado da imagem, achou legal o texto ou só seja seu amigo mesmo. Em um negócio B2B, não são as curtidas que irão fazer o usuário se tornar uma oportunidade.

 

Garota dando curtidas no celular, mais uma métrica de vaidade.

Curtidas – métricas de vaidade.

Entenda que as curtidas no Facebook não trazem informações suficientes que conduzam para alguma tomada de decisão. Quantas curtidas tiveram no seu post, quantos likes tiveram no seu vídeo, ou quantos inscritos têm no seu canal do YouTube, nada disso demonstrará a efetividade das suas campanhas de vendas.

Mas, se não são as curtidas no Facebook que ditarão o sucesso das suas campanhas para gerar vendas, o que você deve considerar, então? É o que vamos te explicar a seguir.

 

+Leia: O que é e como fazer marketing B2B

 

O que realmente importa?

Como vimos, não são as métricas de vaidade que ditarão o sucesso das suas vendas.

Além disso, os profissionais de marketing são cada vez mais pressionados para provarem o Retorno Sobre o Investimento (ROI), que não pode ser comprovado com base nas métricas de vaidade.

Para isso, existem outros pontos importantes que você deve analisar. Veja:

 

Pessoa segurando um smartphone apontando para o interlocutor.

Conversão – métricas de vaidade.

Conversões

Suponhamos que a campanha que você criou está atraindo muitos cliques. Mas desse tráfego pago, quanto realmente converteu?  É isso que você precisa analisar.

Uma conversão pode ser o download de um material rico, uma solicitação de contato, etc. Tudo depende do objetivo que você deseja alcançar com as suas estratégias.

A partir do momento que um lead converteu algum material, ele deixou os dados de contato e entrou no seu funil de vendas. Neste momento, é preciso identificar em qual estágio ele está, e oferecer conteúdo que faça ele avançar nas etapas do funil.

Assim, você consegue saber se está aplicando estratégias eficientes de atração, conversão e retenção desses leads, ao longo do funil.

 

+Leia: Como diminuir o ciclo de vendas? 

 

CAC

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado do investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. Esse valor é dividido pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. Em outras palavras, é basicamente quanto custa um cliente para você.

Essa métrica é muito importante para medir a saúde financeira da empresa. Podemos dizer ainda que o CAC é uma métrica para empresas que querem manter-se em crescimento e otimizar os resultados das áreas de marketing e vendas.

 

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Visitantes

Esse dado mostra quantas pessoas visitaram o seu site. É uma métrica importante, pois indica se você está conseguindo manter sua audiência renovada e seu funil de vendas movimentado.

Por isso, observe sempre a taxa de novos visitantes e quantos retornaram ao site. Ações nas redes sociais e SEO podem captar novos visitantes, além de mantê-los engajados com seu conteúdo.

 

Visitantes No Site - métricas de vaidade.

Visitantes no site – métricas de vaidade.

Então, devo dispensar as curtidas no Facebook e as outras métricas de vaidade?

Não. As métricas de vaidade não são totalmente descartáveis. Elas apenas devem ser observadas com a consciência de que não irão comprovar os resultados das campanhas de marketing digital.

Você não pode dizer que um anúncio seu no Facebook está indo bem com base nas curtidas ou compartilhamentos que teve.

Claro que no geral é bom ter uma grande audiência, como é o caso de ter muitos seguidores. Mas é preciso ter cuidado para dar atenção ao que não precisa e esquecer do mais importante.

O objetivo da sua empresa não é falar para muitas pessoas, mas, sim, vender e ter clientes. Se suas ações não estiverem levando a esse caminho, é hora de repensar quais métricas você está analisando.

Está precisando melhorar as estratégias de marketing digital da sua empresa? Então, leia este outro artigo sobre Contratar agência de inbound marketing ou internalizar? e descubra qual a melhor opção para você!

 

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