6 profissões em alta em 2020 que envolvem tecnologia, marketing e vendas
O ano de 2020 chegou e junto com ele novos olhares voltados para as profissões em alta. As transformações, em tempos de digitalização, ocorrem de forma desenfreada.
Portanto, separamos 6 profissões em alta em 2020 que envolvem marketing, vendas e, claro, a tecnologia. A pesquisa foi feita pelo Linkedin. Acompanhe!
1 – Gestor de mídias sociais
A profissão em alta que aparece com maior destaque neste ano é o gestor de mídias sociais. Cabe a esse profissional liderar a equipe de social media de uma empresa.
Portanto, algumas das responsabilidades, são:
- Planejar a estratégia de conteúdos;
- Monitorar o acesso e interação dos usuários com a empresa;
- Avaliar dados importantes que são coletados nas redes sociais.
De acordo com a pesquisa do Linkedin, são considerados conhecimentos primordiais para a profissão: a familiarização com marketing digital, redes sociais, conhecimento em Adobe Photoshop e Adobe Illustrator.
2 – Representante de vendas
O representante de vendas é o profissional que atua na representação comercial da empresa, atuando diretamente na área de vendas de produtos ou serviços. Esse é outro destaque das profissões em alta.
Além disso, também é responsável pela comunicação com os clientes da empresa.
Cinco conhecimentos listados pelo Linkedin para exercer a profissão são a familiarização com inbound marketing, outbound marketing, pré-venda, vendas internas e prospecção de clientes.
Neste ano, as áreas que mais devem procurar por essa profissão em alta são: tecnologia da informação, serviços ligados à internet e desenvolvedores de software para computadores.
3 – Especialista em sucesso do cliente
O especialista em sucesso do cliente é o profissional responsável por garantir que a relação entre a empresa e seu cliente final gerem os resultados que o cliente espera.
A profissão tem como objetivo mostrar ao cliente que a empresa não entrega apenas bons serviços ou produtos, mas também uma experiência de qualidade e valor agregado.
Para esta profissão em alta, o LinkedIn considera como conhecimentos importantes o inbound marketing, auxílio no sucesso do cliente, relações com o cliente e marketing digital.
No entanto, a maior demanda para essa profissão vem das áreas de tecnologia da informação, serviços ligados à internet e desenvolvedores de software para computadores.
4 – Cientista de dados
Entre as profissões em alta, certamente, o cientista de dados não poderia faltar. Esse profissional é um especialista analítico que possui grande conhecimento em matemática e programação.
Mas, também são bons observadores, pois sabem analisar e entender tendências.
Profissionais dessa área registraram uma repentina procura por conta de como as empresas pensam hoje sobre o Big Data, além dos avanços com inteligência artificial e tecnologia, no geral.
Conhecimento em machine learning, ciência de dados, linguagem Python, linguagem R e ciência de dados são essenciais, de acordo com o Linkedin.
Os setores que mais demandam essa profissão em alta são: tecnologia da informação e serviços ligados à internet e bancos e desenvolvedores de software para computadores.
5 – Assistente de mídias sociais
Algumas das funções do analista de mídias sociais é gerar conteúdo, criar anúncios e interagir com clientes e colaboradores por meio das redes sociais.
De acordo com o Linkedin, os conhecimentos listados para a profissão estão a familiarização com redes sociais, marketing digital, Adobe Photoshop, Instagram e publicidade.
Os setores que mais devem buscar por esse profissional neste ano são: publicidade e marketing, relacionados à internet e tecnologia da informação.
6 – Engenheiro de dados
Se os cientistas de dados são considerados a parte analítica dos dados, os engenheiros são os responsáveis pela construção da infraestrutura de dados. É um profissional com foco na construção e manutenção de sistemas de armazenamento e processamento de dados.
Sendo assim, seguindo a pesquisa do Linkedin, os conhecimentos necessários para a profissão estão a familiarização com Apache Spark, Apache Hadoop, grandes bancos de dados, Apache Hive e a linguagem de programação Python.
Em suma, os setores que mais devem buscar por esse profissional são: tecnologia da informação e serviços ligados à internet e bancos e desenvolvedores de software para computadores.
Portanto, agora que já te contamos quais são algumas das profissões em alta em 2020 que envolvem tecnologia, marketing e vendas, que tal adquirir um pouco mais de conhecimento? Outra área que está super em alta é o RevOps, que integra marketing, vendas e customer success. Clique aqui para fazer a leitura do artigo sobre RevOps!
E se você quiser conferir a pesquisa completa feita pelo Linkedin acesse este link.