Marketing B2B na era da Indústria 4.0

 em Inbound Marketing
Tempo de leitura: 4 min

Indústria 4.0 é um modelo de produção que funde tecnologia, automação e controle aos processos produtivos.

Proveniente da Quarta Revolução Industrial, com o avanço desses sistemas, ela vem transformando o cenário industrial por todo o mundo. Acompanha as evoluções do mercado e traz inovações tecnológicas para tornar processos cada vez mais autônomos e eficientes.

E esse cenário, evidentemente, pede uma nova forma de estar, atuar e se comunicar no mundo dos negócios. Logo, as estratégias de Marketing precisam ser atualizadas, levando em conta essa profunda transformação.

E como é possível implementar essas mudanças? Sim, por meio do Marketing e, mais especificamente, do Marketing B2B para Indústria 4.0 — assunto do qual falaremos neste post. Vamos saber mais?

 

Gráfico das 4 revoluções industriais no mundo.

Sempre há debates sobre o início exato de cada revolução. Mas, o importante é que todos os setores da economia se beneficiaram com as novas conquistas.

 

Transformação Digital e a Indústria 4.0

Antes de adentrar nas minúcias da comunicação, é preciso entender de onde vem a Indústria 4.0.

Seu embrião começa com a transformação digital, quando as pessoas e empresas passaram a utilizar a tecnologia como facilitadora.

Chegou com a terceira revolução industrial, marcada pelo uso de ferramentas, como:

  • Softwares;
  • Robótica;
  • Telecomunicações;
  • Eletrônicos;
  • Internet.

Que ajudaram a automatizar processos, e o mercado seguiu avançando. E vem migrando da era das automatizações para a era da fusão. Entre o físico, o virtual e o humano.

As máquinas estão, cada vez mais, experts em interligar banco de dados e comportamentos para otimizar a cadeia de produção. Ou seja, na indústria 4.0, os processos produtivos não precisam da ação humana para acontecer.

 

 

Marketing para a Indústria 4.0 

Nas relações business to business, o processo de vendas é mais complexo e seu ciclo requer mais tempo de negociação. Por vezes, o potencial cliente sequer sabe que tem um problema e, portanto, não apresenta uma demanda concreta para o mercado.

E, quando sabe, vai atrás de soluções e encontra diversas, o que é característico de um mercado competitivo.

Em todos os casos, o Marketing B2B para Indústria 4.0 atua como um catalisador da relação entre cliente e marca.

Tratam-se de estratégias utilizadas para educar as pessoas sobre a solução que a empresa comercializa. O objetivo é fazer com que o cliente avance nas etapas do funil de venda:

 

Jornada de Compra | Nexset

 

Veja alguns benefícios do Marketing B2B para Indústria 4.0:

 

Disponibiliza informações 24h para os potenciais clientes

Como já foi dito neste blog, o cliente está mais empoderado com a transformação digital e a facilidade de acesso às informações. E não espera mais o envio de catálogos e/ou contato de um vendedor.

Nos meios digitais, ele busca soluções, avalia alternativas e, nesse ínterim, tem grandes chances de se perder da sua marca.

 

Profissional buscando no Google fornecedor B2B para a industria.

Estudo do Google levantou que 71% das empresas B2B pesquisam fornecedores pela internet.

E é nessa hora que entra o Marketing B2B para Indústria 4.0, que disponibiliza todas as informações sobre sua marca na internet.

Seja por meio de site institucional, redes sociais ou aplicativos, o cliente tem acesso a conteúdos bem elaborados para comunicar o propósito do seu negócio e, claro, qual problema ele soluciona para o comprador. Fatores essenciais para o fechamento da compra, não é mesmo?

 

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Cria autoridade

Especialmente nos negócios B2B, onde as vendas não são concretizadas pela emoção, é preciso criar autoridade no mercado para ter mais chances de efetuar um negócio.

Por isso, utilizar o Marketing B2B para Indústria 4.0 significa produzir conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Aqui, é importante oferecer materiais ricos e informações úteis para educar essas pessoas em direção à necessidade de consumir aquilo que você oferece.

Essa estratégia, pautada pelo Marketing de Conteúdo, é essencial para quem deseja se tornar referência em determinado mercado — fator decisivo para as relações B2B.

 

 

Sua empresa deve ser a mais completa fonte de informações disponível no seu mercado.

 

Reduz o tempo de negociação

Com o potencial cliente devidamente educado sobre as soluções que seu negócio oferece, o tempo de negociação pode reduzir significativamente — benefício importantíssimo especialmente quando se trata de vendas B2B, que costumam levar mais tempo.

Ilustração com uma mão segurando um celular contando o tempo, a ideia é ilustrar a redução no de tempo de negociação de negócios B2B com a aplicação de estratégias de Inbound Marketing.

Com uma boa estratégia de conteúdo, seu ciclo de vendas tende a se reduzir, pois o comprador já terá conhecimento sobre a solução.

Antes de iniciar um relacionamento mais próximo com sua marca, o potencial cliente vai avaliar sua presença digital, investigar se a solução é adequada para o próprio problema e tirar dúvidas por meio dos conteúdos que você oferece.

Ao ser encaminhado para o setor de vendas, o cliente já estará evangelizado sobre a sua solução, o que, com certeza, representa economia de tempo da negociação.

 

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Cuida da fidelização de clientes

O Marketing B2B para Indústria 4.0 traz como estratégia fundamental o cuidado do relacionamento com os clientes para que ele seja duradouro.

Afinal, vendas de um negócio para outro negócio têm grandes chances de se repetir caso o atendimento e o produto/serviço atendam às expectativas da empresa.

Ações como disponibilização de um chat, presença nas redes sociais e automatização do envio de conteúdos são essenciais para cuidar desse relacionamento.

Investir no Marketing B2B para Indústria 4.0 é aumentar as chances de atrair os clientes certos para sua empresa: todos aqueles cujos problemas podem ser solucionados por meio do produto/serviço que você oferece.

E, por meio do Marketing B2B, é possível mapeá-los, educá-los e convertê-los em clientes fiéis mesmo em um cenário competitivo e disruptivo, como o da Indústria 4.0.

 

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