Marketing B2B na era da Indústria 4.0
Indústria 4.0 é um modelo de produção que funde tecnologia, automação e controle aos processos produtivos.
Proveniente da Quarta Revolução Industrial, com o avanço desses sistemas, ela vem transformando o cenário industrial por todo o mundo. Acompanha as evoluções do mercado e traz inovações tecnológicas para tornar processos cada vez mais autônomos e eficientes.
E esse cenário, evidentemente, pede uma nova forma de estar, atuar e se comunicar no mundo dos negócios. Logo, as estratégias de Marketing precisam ser atualizadas, levando em conta essa profunda transformação.
E como é possível implementar essas mudanças? Sim, por meio do Marketing e, mais especificamente, do Marketing B2B para Indústria 4.0 — assunto do qual falaremos neste post. Vamos saber mais?
Transformação Digital e a Indústria 4.0
Antes de adentrar nas minúcias da comunicação, é preciso entender de onde vem a Indústria 4.0.
Seu embrião começa com a transformação digital, quando as pessoas e empresas passaram a utilizar a tecnologia como facilitadora.
Chegou com a terceira revolução industrial, marcada pelo uso de ferramentas, como:
- Softwares;
- Robótica;
- Telecomunicações;
- Eletrônicos;
- Internet.
Que ajudaram a automatizar processos, e o mercado seguiu avançando. E vem migrando da era das automatizações para a era da fusão. Entre o físico, o virtual e o humano.
As máquinas estão, cada vez mais, experts em interligar banco de dados e comportamentos para otimizar a cadeia de produção. Ou seja, na indústria 4.0, os processos produtivos não precisam da ação humana para acontecer.
Marketing para a Indústria 4.0
Nas relações business to business, o processo de vendas é mais complexo e seu ciclo requer mais tempo de negociação. Por vezes, o potencial cliente sequer sabe que tem um problema e, portanto, não apresenta uma demanda concreta para o mercado.
E, quando sabe, vai atrás de soluções e encontra diversas, o que é característico de um mercado competitivo.
Em todos os casos, o Marketing B2B para Indústria 4.0 atua como um catalisador da relação entre cliente e marca.
Tratam-se de estratégias utilizadas para educar as pessoas sobre a solução que a empresa comercializa. O objetivo é fazer com que o cliente avance nas etapas do funil de venda:
Veja alguns benefícios do Marketing B2B para Indústria 4.0:
Disponibiliza informações 24h para os potenciais clientes
Como já foi dito neste blog, o cliente está mais empoderado com a transformação digital e a facilidade de acesso às informações. E não espera mais o envio de catálogos e/ou contato de um vendedor.
Nos meios digitais, ele busca soluções, avalia alternativas e, nesse ínterim, tem grandes chances de se perder da sua marca.
E é nessa hora que entra o Marketing B2B para Indústria 4.0, que disponibiliza todas as informações sobre sua marca na internet.
Seja por meio de site institucional, redes sociais ou aplicativos, o cliente tem acesso a conteúdos bem elaborados para comunicar o propósito do seu negócio e, claro, qual problema ele soluciona para o comprador. Fatores essenciais para o fechamento da compra, não é mesmo?
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Cria autoridade
Especialmente nos negócios B2B, onde as vendas não são concretizadas pela emoção, é preciso criar autoridade no mercado para ter mais chances de efetuar um negócio.
Por isso, utilizar o Marketing B2B para Indústria 4.0 significa produzir conteúdo relevante para seus potenciais clientes.
Aqui, é importante oferecer materiais ricos e informações úteis para educar essas pessoas em direção à necessidade de consumir aquilo que você oferece.
Essa estratégia, pautada pelo Marketing de Conteúdo, é essencial para quem deseja se tornar referência em determinado mercado — fator decisivo para as relações B2B.
Sua empresa deve ser a mais completa fonte de informações disponível no seu mercado. |
Reduz o tempo de negociação
Com o potencial cliente devidamente educado sobre as soluções que seu negócio oferece, o tempo de negociação pode reduzir significativamente — benefício importantíssimo especialmente quando se trata de vendas B2B, que costumam levar mais tempo.
Antes de iniciar um relacionamento mais próximo com sua marca, o potencial cliente vai avaliar sua presença digital, investigar se a solução é adequada para o próprio problema e tirar dúvidas por meio dos conteúdos que você oferece.
Ao ser encaminhado para o setor de vendas, o cliente já estará evangelizado sobre a sua solução, o que, com certeza, representa economia de tempo da negociação.
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Cuida da fidelização de clientes
O Marketing B2B para Indústria 4.0 traz como estratégia fundamental o cuidado do relacionamento com os clientes para que ele seja duradouro.
Afinal, vendas de um negócio para outro negócio têm grandes chances de se repetir caso o atendimento e o produto/serviço atendam às expectativas da empresa.
Ações como disponibilização de um chat, presença nas redes sociais e automatização do envio de conteúdos são essenciais para cuidar desse relacionamento.
Investir no Marketing B2B para Indústria 4.0 é aumentar as chances de atrair os clientes certos para sua empresa: todos aqueles cujos problemas podem ser solucionados por meio do produto/serviço que você oferece.
E, por meio do Marketing B2B, é possível mapeá-los, educá-los e convertê-los em clientes fiéis mesmo em um cenário competitivo e disruptivo, como o da Indústria 4.0.