Aumentar acessos: as diferenças entre SEM e SEO
Aumentar o número de acessos ao site da sua empresa, não é uma tarefa simples. Existe muito planejamento e a execução de diversas técnicas.
Há quem utilize apenas SEO, mantendo o foco em aumentar os acessos orgânicos. Porém, para quem deseja agilizar a captação de leads e aumentar o número de acessos, adotar algumas técnicas de SEM, pode representar um aumento expressivo nas visitas do seu site.
Utilizar ambas as técnicas em seu projeto, irá trazer os melhores resultados, porém é preciso de uma equipe especializada para executá-las.
O que é SEO?
Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de busca), consiste em técnicas que deixam o seu conteúdo agradável para o usuário, além de respeitar às diretrizes impostas pelo Google.
Páginas que carregam rapidamente, conteúdos organizados por seções, backlinks, são alguns dos fatores que influenciam no bom posicionamento do seu site.
Embora o Google não diga com exatidão quais são os fatores, alguns especialistas, após muitos testes, listaram 200 fatores de ranqueamento, que eles julgam serem importantes para disputar as primeiras posições, para palavras de alta concorrência.
SEO pode aumentar os acessos ao meu negócio?
A grande vantagem de otimizar o conteúdo do seu site, utilizando as técnicas de SEO, é que você pode aumentar o número de acessos de uma forma mais consistente, sem depender exclusivamente de anúncios de mídia paga.
Quanto mais conteúdos do seu site estiverem posicionados nas primeiras posições, maior será a autoridade do seu domínio.
Um dos fatores de ranqueamento, é a relevância que seu domínio possui em determinado segmento. Um site de receitas que escreve sobre como aumentar o número de visitantes, não terá a mesma relevância para o Google que um site de marketing digital escrevendo sobre esse mesmo assunto.
Porém, este site de receitas, poderá abordar o assunto, mas com foco na visão de um blog de receitas, como por exemplo: “Como aumentar as visualizações do seu blog de Receitas?”.
É preciso manter o contexto e gerar conteúdo relevante para a sua audiência. |
Foco no usuário
O Google também leva em consideração a velocidade do site e a organização das informações, quanto melhor for a usabilidade do seu site, maiores serão as chances dele estar nas primeiras posições.
O tempo de carregamento ideal, deve ser menor do que 3 segundos. Atingir essa marca é bem difícil, mas serve como parâmetro para seu site evoluir nas melhorias.
Considere que seu usuário estará utilizando o 3g em condições precárias, assim as chances de você oferecer uma experiência mais agradável, serão maiores.
O que é SEM?
Search Engine Marketing (Marketing em Sites de Busca) é o conjunto das técnicas de marketing digital, que têm como objetivo, melhorar o posicionamento dos sites e aumentar o número de acessos.
Quais são as técnicas de SEM?
Podemos dividir o SEM em duas categorias: SEO e Links Patrocinados. Você pode obter resultados utilizando uma ou as duas técnicas.
Links Patrocinados – Anúncio Pago.
Como já explicamos as técnicas que envolvem SEO, agora explicaremos sobre os links patrocinados ou anúncios pagos, que são os anúncios que aparecem durante os vídeos do Youtube, na pesquisa do Google, em alguns sites e portais que você visita, e até mesmo em aplicativos do seu smartphone.
A vantagem de utilizar os anúncios pagos, é que sua propaganda é veiculada em sites com audiência segmentada, o que pode aumentar o número de acessos ao site, e como consequência os leads qualificados para a sua empresa.
Gerando acessos qualificados
Através dos links patrocinados, é possível segmentar as campanhas por região, idade, interesses, etc. Isso permite que você crie campanhas específicas e direcione para quem realmente tenha interesse no seu serviço ou produto.
Este tipo de qualificação ajuda a reduzir o CAC (custo de aquisição por cliente).
Calculando o retorno do seu investimento.
Seja uma campanha de SEO ou SEM, é fundamental calcular qual será o ROI (Return Over Investiment ou Retorno Sobre o Investimento), que é o quanto sua empresa irá ganhar com a implementação daquela ação.
O ROI é calculado da seguinte forma:
Isso possibilita que a sua empresa tenha a visão clara de como os investimentos estão sendo utilizados e qual o retorno eles estão gerando.
Para os links patrocinados, o mais recomendável é utilizar o ROAS (Return on Advertising Spend ou Retorno Sobre o Investimento Publicitário). Seu cálculo é:
+ CALCULADORA DE ROAS: UTILIZE NOSSA CALCULADORA ONLINE.
Onde é possível calcular a viabilidade das campanhas, realizar ajustes durante a execução e aumentar o desempenho dos anúncios.
Mas lembre-se: o cliente é multicanal, ou seja, ele tomou conhecimento do seu negócio pela internet, mas pode entrar em contato por telefone, WhatsApp ou mesmo visitando sua empresa. Por isso, o monitoramento as vezes é complexo e precisa ser constante e sistemático para uma mensuração correta.
Qual o melhor: SEO ou SEM?
Se o seu objetivo é aumentar em poucos dias os acessos ao site, o recomendado é o SEM, porém, é necessário conhecimento especializado em campanhas de links patrocinados e mídia paga, para extrair os melhores resultados.
Para quem quer utilizar somente SEO, é preciso ter em mente que a estratégia pode levar meses para gerar resultado, porém seu site não ficará refém de mídia paga ou links patrocinados. O ideal, é utilizar ambas as técnicas, para ter resultados no curto, médio e longo prazo.
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