Entenda a diferença entre Outbound e Inbound Marketing

 em Vendas B2B
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Existem diversos modelos de vendas. Cada um deles é desenvolvido para atender às necessidades estratégicas de uma empresa.

Atualmente, há uma grande discussão entre Outbound X Inbound para definir qual desses modelos de venda é o mais eficiente. Ambos possuem vantagens e desvantagens. Por isso, iremos esclarecer cada um deles a seguir.

 

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, ou Marketing Tradicional, é uma venda ativa, em que a empresa vai atrás do cliente. Embora seja uma estratégia antiga, algumas empresas ainda utilizam o modelo de vendas “porta a porta”.

 

Vendedor em foco, enquanto outros discutem modelos de vendas.

Esta estratégia conta com o modelo de vendedor clássico, que faz visitas e cria relacionamento interpessoal.

O método não só possui baixa escalabilidade, mas também demanda um investimento mais alto. Os resultados, na maioria das vezes, são incertos.

Como funcionava o modelo Outbound?

Antigamente, as empresas mensuravam a eficiência dos colaboradores, através da quantidade de ligações que eram feitas. A abordagem quase sempre consistia em persuadir o cliente para que ele realizasse a compra.

Isso tudo causava estresse não apenas no vendedor, mas também no prospect. Por isso, grandes empresas começaram a buscar formas de crescer mais rápido e de forma consistente.

O bom e velho marketing direto

Se pensarmos do ponto de vista do cliente, esse modelo coloca em evidência a característica de ser intrusivo. É como aquele comercial que interrompe um programa:

  • Na TV, 
  • Rádio;
  • Ou um vídeo no YouTube. 

No mercado B2B, por exemplo, são muito comuns os anúncios em revistas e jornais impressos. Todos com o objetivo de expor o produto para a maior parcela da audiência possível em determinada mídia, com pouca ou nenhuma segmentação. 

Outra característica do Outbound é a abertura de contato unilateral por parte do time comercial. Ou seja, o vendedor realiza sua prospecção de possíveis clientes e entra em contato via telefone ou e-mail para tentar fechar uma nova venda. Sem levar em consideração as intenções e necessidades do cliente.

Além disso, o modelo Outbound é mais voltado ao relacionamento interpessoal, entre cliente e vendedor, o que pode incluir visitas periódicas. A participação em feiras e eventos do setor, que acabam aumentando o custo desse tipo de estratégia, também está inclusa.

 

+LEIA TAMBÉM: Inbound Sales: entenda a metodologia para vender mais

 

Quais as vantagens do Outbound?

Com a nova estruturação dos modelos de vendas, é possível obter vantagens através desse método. Algumas delas são:

Retorno rápido

Pela própria natureza do Outbound, é possível ter resultados com pouco tempo de implementação de uma estratégia. Porém, esse retorno tende a ser limitado ou finito, pois está ligado à disponibilidade de recursos para investimento.

Relacionamento humanizado

Cria-se uma relação por meio das visitas e encontros realizados pelos vendedores, nutrindo a confiança e a manutenção do cliente.

 

Modelo de vendas

 

Mas, e as desvantagens?

Assim como existem as vantagens, é necessário avaliar os riscos desse tipo de estratégia.

Alto custo para conquistar novos clientes 

O alto custo para preparar o seu time de vendas, deslocamentos e participações em eventos e investimento em campanhas: tudo isso pode elevar o custo de aquisição de clientes.

Difícil de mensurar

É quase impossível medir o impacto que as campanhas de mídia de massa tiveram nas vendas. Por exemplo, como saber quantas pessoas realmente ouviram o anúncio da minha marca no rádio?

Prejuízo à imagem da marca

Por realizar um grande volume de abordagens com pessoas que não estão interessadas no produto, esse tipo de estratégia pode transmitir uma imagem muito negativa da marca.

 

+LEIA TAMBÉM: Com Inbound Marketing é o consumidor que procura o seu produto

 

O que é Inbound Marketing?

Agora que você conhece o Outbound, vamos falar do Inbound Marketing. Conhecido também como Marketing de Atração, é um processo de vendas que tem como objetivo atrair a atenção dos prospects, para que eles venham buscar uma solução na sua empresa.

Como vender com Inbound?

Imagine que o prospect (pessoa que é um potencial cliente) está buscando pela palavra “escritório” – esse é um termo que possui 165 mil buscas mensais. Segundo o Hubspot, 34,36% das buscas são destinadas à primeira posição.

Caminho percorrido por um visitante até virar cliente no modelo de vendas inbound ou inbound sales.

Exemplo do funcionamento de um funil com a estratégia Inbound.

Continuando com o nosso exemplo, o primeiro colocado teria 56.693 mil visitas por mês. Se a sua Landing Page alcançar uma taxa de 60% de conversão, sua empresa irá vender aproximadamente 34 mil produtos ou serviços.

E como o Inbound pode ser feito? 

É possível utilizar SEO, marketing de conteúdo, co-marketing, criar um blog, criar uma persona, entre outras estratégias que vão atrair mais clientes para a sua empresa.

 

Modelo de vendas

 

Como podemos ver, os dois modelos de vendas podem ser utilizados na sua estratégia comercial. No Outbound é você quem procura o cliente. No Inbound, o cliente procura você. Qual dessas estratégias se adapta melhor à realidade da sua empresa? 

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