Passagem de leads: acordo entre marketing e vendas
A troca de informações estratégicas e um bom acordo entre marketing e vendas é essencial para que os dois setores funcionem bem. O problema é que, normalmente, ambos trabalham de forma separada, o que não traz resultados eficientes, uma vez que ambos possuem o mesmo objetivo final: o fechamento de novos negócios.
A passagem de leads entre os setores precisa ser feita de maneira coordenada e bem estruturada para que o processo se torne mais eficiente. Para compreender melhor como isso pode ser feito e quais são os benefícios, continue a leitura.
Como unir os setores?
Essa integração já ganhou até nome: Vendarketing. Uma mistura das palavras vendas e marketing.
Alguns processos ajudam a criar sinergia das equipes e alinhar as expectativas e responsabilidades de cada parte. Com isso, garante que a passagem de leads ocorra com eficiência. Portanto, é necessário tomar algumas atitudes. Confira agora as principais:
1 – Reuniões
Promova reuniões entre as equipes de vendas e marketing para que possam se atualizar sobre as tarefas que realizam individualmente e traçar estratégias. Com as visões de ambos os lados alinhadas, será mais fácil encontrar meios eficientes de aplicar ações que gerem resultados.
2 – Persona – Jornada de compra
Ambas as equipes (marketing e vendas) devem cocriar a buyer persona e estabelecer as características do cliente ideal que a empresa deseja atingir. Dessa forma, o departamento de marketing poderá gerar conteúdo direcionado, além de leads mais qualificados para que o departamento de vendas aumente a taxa de conversão.
3 – Documente o processo de vendas
Depois que o processo já estiver alinhado entre vendas e marketing, o ideal é passar a documentar o processo. Assim, ambos os setores poderão compartilhar informações. Além de ser útil também para o treinamento de novos funcionários e possíveis consultas, como dito no artigo sobre o sales playbook.
4 – Analise os dados e KPIs
Embora nem todas as empresas estejam acostumadas a coletar e mensurar dados, eles são extremamente importantes para verificar quando algo está dando errado e desenvolver soluções e melhorias para a sua estratégia. Eles evitam que a empresa invista tempo e recursos em pontos que não proporcionam resultados.
Quando o vendarketing ocorre de maneira adequada são desenvolvidos conteúdos mais pertinentes, além de serem reduzidos os erros de comunicação e coordenação entre os times.
+LEIA TAMBÉM: Pré-vendas: como vender mais qualificando leads
O que é um SLA?
Em algumas empresas, quando ocorrem problemas no processo e as metas não são alcançadas, os vendedores dizem que os leads enviados pelo marketing são frios (pouco qualificados).
Enquanto isso, o time de marketing argumenta que os vendedores é que não estão realizando o processo de vendas de modo eficiente. E agora?
A solução é integrar ambos os times para que eles trabalhem juntos, por meio de um SLA claro e objetivo. SLA é a sigla para Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) e se refere a um acordo entre áreas diferentes da empresa para que juntas elas conquistem resultados alinhados com os objetivos da organização.
Um bom SLA entre marketing e vendas é como um acordo, em que ambos os setores definem um perfil e características mínimas para que um lead se transforme em um MQL (Marketing Qualified Lead) ou Lead Qualificado pelo Marketing.
Neste sentido serão elencados alguns pontos, como:
- Cargo;
- Poder de decisão;
- Interesses (Lead Scoring);
- Localização (dependendo da área de atuação da empresa);
- Tamanho da empresa;
- Capacidade produtiva;
- Entre outros.
A medida que o time de marketing entrega essas oportunidades (MQLs), é necessário manter um canal de feedback mútuo por meio de relatórios e/ou reuniões. Para que seja possível refinar o processo com base em análises de resultados.
+LEIA TAMBÉM: Pré-vendas: como vender mais qualificando leads
Qual a importância de fazer um bom acordo entre marketing e vendas?
Existem diversos benefícios em fazer este acordo entre marketing e vendas. Citarei os principais para que você possa compreender a importância de implantar um SLA em sua empresa.
Otimização das estratégias de marketing
O processo se torna único e mais produtivo. O time de vendas pode informar ao marketing os motivos pelos quais determinadas vendas não foram fechadas. O time de marketing pode utilizar essa informação para aprimorar suas estratégias.
Facilidade em ver os KPI’s
KPI é uma sigla que significa Key Performance Indicator (Indicador-chave de Performance) e serve para medir o desempenho dos processos para poder lançar estratégias mais adequadas com base nas informações obtidas.
Um exemplo de KPI é a taxa de conversão de leads em oportunidades, pois a equipe de marketing pode trabalhar para aprimorar as estratégias de atração e captação para otimizar esse indicador com base no feedback do time de vendas.
Com o alinhamento entre os times de marketing e vendas, além das informações transmitidas entre as equipes, também existe a vantagem de poder medir esses indicadores com mais precisão, melhorando as estratégias.
Ainda é possível utilizar ferramentas para analisar dados e extrair relatórios sobre cada etapa do processo, obtendo uma análise mais detalhada do Retorno Sobre Investimento (ROI).
Objetivos alinhados
Sabe o conflito que citei entre a área de vendas e a área de marketing? Quando o SLA é implantado, é possível gerar uma previsibilidade de crescimento com métricas e metas alinhadas. Além disso, as duas equipes cooperam entre si para conquistar essas metas.
Agora que você já entendeu um pouco melhor como pode otimizar o desempenho do setor comercial, por meio do acordo entre marketing e vendas, basta começar a implantar essas mudanças. É importante que elas sejam compreendidas como otimizações que irão favorecer a todos. Dessa forma, as equipes poderão se adaptar mais facilmente e com maior motivação.
Outra mudança que pode otimizar ainda mais o processo de vendas é a implantação de um responsável pela pré-venda. Confira agora mesmo sobre o que se trata e quais os benefícios que ele pode proporcionar!