Contratar agência de inbound marketing ou internalizar?

 em Marketing Digital
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Quando o assunto é inbound marketing, muitas pessoas ficam em dúvida: contratar uma agência ou internalizar o serviço? O que vale mais a pena?

Com certeza, esta é uma estratégia indispensável para vender mais – por meio de ações certeiras que atraem um público mais qualificado. Afinal, quem não quer gerar mais leads e, consequentemente, novas oportunidades de negócio?

Por isso, neste artigo você vai descobrir o que é mais viável: contratar uma agência de inbound marketing ou internalizar a operação? Acompanhe!

 

Entenda a importância de investir em inbound marketing

Independentemente do ramo, as empresas já estão enxergando a necessidade de investir em inbound marketing. Isso se dá por conta do aumento da competitividade: quanto mais opções no mercado, mais difícil é se destacar.

 

Certamente, tem mais reconhecimento da marca quem tem presença digital. A tomada de decisão do seu cliente deve ser a mais correta possível. E é aqui que entra a importância do inbound marketing.

Abaixo, destacamos alguns dos principais pontos:

  • Aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem a diferença para a sua persona;
  • Otimizar o processo de vendas.

Agora que você entendeu melhor sobre a importância de investir em inbound marketing, vamos ao próximo passo!

 

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Contratar agência de inbound marketing x internalizar o serviço

Essa é uma grande dúvida nas empresas. Por isso, vamos falar das duas opções. Veja!

Quando é melhor internalizar o inbound marketing?

Normalmente, o inbound marketing é internalizado quando a empresa é de grande porte. Isso porque é necessário levar em consideração que a estratégia de inbound, demanda de muitas etapas de processo.

 

Reunião de uma equipe de uma agência de inbound marketing.

É necessário possuir uma equipe dedicada para as estratégias de Inbound Marketing.

Por isso, será necessário também montar uma equipe que será responsável pelas estratégias exclusivamente desta área.

 

Benefícios de internalizar o inbound marketing

Um dos benefícios de internalizar o inbound é ter os profissionais dentro da empresa, o que promove mais agilidade e foco para processos e mudanças de estratégias que exijam rapidez.

Dessa forma, o conhecimento aprofundado sobre o produto/serviço e a relação com as dores da persona é uma das premissas básicas da equipe.

O conhecimento aprofundado sobre o produto/serviço e a relação com as dores da persona é uma das premissas básicas da equipe.

Assim como o entendimento do processo de vendas e das características do segmento do mercado em que atua.

Um outro benefício seria ter a equipe interna de inbound marketing em contato constante com o departamento de vendas.

Entendendo os desafios, objeções dos compradores e alinhando estratégias eficientes de conteúdo – embora a gente saiba que, em alguns casos, a comunicação seja falha mesmo entre pessoas que trabalham na mesma empresa.

Já em negócios com estruturas de inbound sales, incluindo customer success, a internalização pode apresentar um alinhamento de comunicação mais eficiente.

Mas a verdade é que a grande maioria das empresas brasileiras sequer conhece como funciona o inbound sales.

 

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Caso seja necessário o monitoramento constante dos concorrentes ou a criação de um volume muito grande de conteúdos semanais, a equipe interna de inbound poderá ser uma solução viável. Inclusive, para o caso de análise constante de dados e gerenciamento de um ambiente de testes de marketing digital.

 

Equipe de inbound marketing discutindo resultados.

Para um projeto de inbound gerar resultados, é essencial possuir uma equipe multidisciplinar.

É importante ressaltar que, para o projeto de inbound gerar resultados, é essencial compor uma equipe. Não pense que apenas um profissional conseguirá desenvolver todas as ações. Nenhum profissional possui todas as habilidades necessárias.

E mesmo que possuísse, não é viável deixar toda a estratégia centralizada em apenas uma pessoa. Você deve considerar que caso ela falte, fique doente ou saía da empresa, toda a sua estratégia pode ficar comprometida.

Sendo assim, algumas habilidades e funções necessárias para uma equipe de inbound marketing, são:

  • Analista de inbound marketing – automação;
  • Redator (a);
  • Designer;
  • Especialista em mídia paga;
  • Programador Web;
  • Marketing – conhecimento em análise de dados e processo de vendas.

Portanto, se a sua empresa possui estrutura e as necessidades citadas acima, você já pode começar a montar sua equipe. Se ainda tiver dúvidas a respeito, é mais viável levar em consideração a parceria com uma agência.

 

Mas, por que internalizar o inbound marketing pode não ser uma boa ideia?

Ao internalizar o inbound marketing, em alguns casos, podem surgir problemas que não eram previstos. A começar que a empresa não é especializada na estratégia e boas práticas de inbound marketing.

Por esse motivo, separamos duas situações: quando sua equipe de marketing fará o trabalho de inbound marketing e quando você contratará novas pessoas. Veja.

Quando sua atual equipe de marketing fará o trabalho de inbound, você corre o risco de:

  • Sobrecarregar a equipe, tirando o foco das atividades que já eram realizadas em outras estratégias de marketing – podendo afetar a produtividade;
  • Implementar plataformas de marketing digital sem ter uma equipe com conhecimento para executá-las (exemplo: RD Station) e, com isso, jogar dinheiro fora;
  • Investir sem ter retorno, principalmente quando as campanhas pagas são gerenciadas por alguém que não domina o assunto;
  • Para ensinar a equipe de marketing, a curva de aprendizado da metodologia será longa, ou seja, o aprendizado será mais demorado – e os resultados também;
  • Por ser uma metodologia ainda nova no Brasil, alguns vícios da equipe podem prejudicar o desenvolvimento do projeto – inclusive ocultando os erros para o gestor;
  • Os resultados podem ser prejudicados devido a gaps de conhecimento em marketing digital da equipe atual.

Quando você contrata novos profissionais especializados para fazer o trabalho de inbound:

Você terá que investir mais para a contratação de novos profissionais especializados em inbound. Uma única pessoa não resolve o problema, pois, como falamos, o trabalho de inbound marketing demanda muitos procedimentos.

Você precisa de uma equipe multidisciplinar que entende do seu negócio bem como entende das boas práticas de marketing digital.

Pensando nisso, contratar uma agência de inbound marketing pode ser uma boa solução. Como veremos a seguir.

 

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O que faz uma agência de inbound marketing?

O principal objetivo de uma agência deve ser ajudar os clientes com estratégias para aumentar:

  • Visitantes no site;
  • Geração de leads para o marketing;
  • Conversão de oportunidades para o setor comercial;
  • Vendas para a empresa.

Além disso, a agência promove inovação e fluidez nos processos entre o setor de marketing e o de vendas. Isso garante mais agilidade na construção de experiências para o cliente, trazendo informações relevantes para a tomada de decisão.

Agências de inbound marketing surgiram com a nova era digital, pois as pessoas estão cada vez mais presentes na internet buscando ativamente por soluções mesmo antes de conhecer que a sua empresa pode ajudá-lo.

Sendo assim, o principal objetivo da agência é aumentar pontos de contato com o cliente e estar próximo dele na etapa de aprendizado e descoberta.

O principal objetivo da agência é aumentar pontos de contato com o cliente e estar próximo dele na etapa de aprendizado e descoberta.

Ou seja, na prática podemos dizer que agências de inbound marketing surgiram da necessidade de unir a multidisciplinaridade de técnicas de marketing digital aplicadas a um novo processo de vendas.

Esse processo está presente na vida do cliente na etapa em que ele apenas busca entender os desafios da empresa e, muitas vezes, ainda não sabe que a solução da empresa atende à necessidade dele.

 

Ilustração do funil de vendas de uma agência de inbound marketing.

Jornada de compra. Inbound marketing.

Devido à grande concorrência, o maior desafio de uma agência de inbound marketing é fazer com que a empresa (do cliente) ganhe relevância na internet para gerar oportunidades de negócios.

O site da sua empresa precisa ser a maior fonte de informações sobre a solução que você oferece e sobre o seu segmento de atuação.

Para isso, o cliente deve se sentir atraído pela solução que sua empresa oferece e você deve acompanhá-lo na jornada de compra para promover a melhor experiência possível. A agência irá montar estratégias para captar esses possíveis clientes.

 

Afinal, agência de inbound marketing gera vendas?

Existe uma certa confusão quando o assunto é agência de inbound marketing e vendas. Por esse motivo, iremos esclarecer agora qual o papel da agência com as vendas.

A verdade é que a agência não vai pegar o telefone e fechar uma venda para sua empresa: esse não é o papel da agência.

O que a agência de inbound marketing faz é gerar demanda e, consequentemente, oportunidades de negócio – conforme as estratégias que explicamos acima.

 

Ilustração com dois personagem em um aperto de mãos simbolizando um acordo entre marketing e vendas.

O alinhamento entre marketing e vendas é fundamental para gerar novos negócios.

É importante que você conte com sua equipe de vendas, pois, a agência vai atuar com as estratégias digitais e a equipe de vendas vai entrar em contato com os leads qualificados, posteriormente.

Portanto, processos e profissionais dos setores de marketing e vendas devem estar cada vez mais alinhados para que a venda aconteça.

 

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Benefícios ao contratar uma agência de inbound marketing?

Sabendo que sua equipe de marketing pode ficar sobrecarregada e isso vai impactar nos resultados finais, listamos alguns benefícios ao contratar uma agência de inbound marketing. Veja:

  • Economia de tempo e dinheiro

    Muitas vezes, a equipe de marketing da empresa não tem tempo ou conhecimento específico para cuidar de tarefas além daquelas que já são do cotidiano. Nessas horas, a contratação de uma agência pode diminuir a sobrecarga de trabalho e complementar seus esforços com um apoio especializado, assim como requer menos investimento financeiro.

  • Aumentam as chances de alcançar resultados

    Ao contratar uma agência de inbound marketing, as chances de você alcançar os resultados esperados são muito maiores. Isso porque a agência possui um time de especialistas, focados nas estratégias mais adequadas para o seu negócio, que terão conhecimento em produção de conteúdo, técnicas de SEO, gestão de redes sociais, criação de campanhas pagas etc.

  • Mais recursos

    Entre os recursos disponíveis no trabalho de uma agência estão: marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, links patrocinados etc.. Como a agência possui os recursos necessários para a execução dessas estratégias, você não vai precisar investir em licenças e softwares.

  • Retorno Sobre o Investimento (ROI)

    Se a sua equipe de marketing não possui conhecimento suficiente nas estratégias de inbound marketing, você precisará testar as ferramentas até encontrar as que trazem retorno. O tempo que você investe com testes, poderia ser utilizado por uma agência para aumentar seu ROI.

  • Mais tempo para sua empresa

    Contratar uma agência de inbound marketing permite que você e sua equipe dediquem mais tempo na atividade principal do seu negócio. Enquanto você cuida da sua empresa, a agência se preocupa em executar as estratégias e mensurar as ações que vão trazer resultados para o seu negócio, usando as melhores práticas para aumentar a performance de cada etapa do funil de vendas. 

  • Expertise no assunto

    Em uma agência especializada haverá profissionais com competências e experiências necessárias para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos, através de estratégias e operações eficazes de forma profissional.

 

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Defina os trabalhos conforme sua necessidade

Antes de contratar uma agência de inbound marketing, você precisa ter bem claro quais são os objetivos que você deseja alcançar para o negócio. Tenha uma conversa com seu time de marketing, faça um plano de ação e veja o que será necessário para atingir essas metas.

 

Pessoas trabalhando em um escritório de uma agência de Inbound marketing.

O primeiro passo deve ser: ter um objetivo claro internamente antes de procurar uma agência.

Dessa forma, você saberá quais são as demandas que precisarão ser repassadas à agência de inbound marketing.

 

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Agência de inbound marketing para B2B

Como falamos até aqui, o inbound marketing é uma estratégia muito importante para a sua empresa ter relevância na internet e gerar mais oportunidades de negócios.

Especialmente nos negócios B2B, o desafio de fechar uma venda é maior, por conta da jornada de compra que é longa.

Sendo assim, uma agência de inbound marketing é uma grande aliada para as vendas B2B.

Para chamar a atenção das empresas para que elas tenham interesse pela sua solução, é necessário atraí-las por meio das estratégias de inbound marketing – que uma boa agência sabe como fazer.

 

 

Fale com a Nexset: agência de inbound marketing B2B

A Nexset é uma agência de inbound marketing especializada em negócios com vendas B2B. Estamos há mais de 15 anos no mercado e somos parceiros da Resultados Digitais.

Atendemos clientes em todo o Brasil. Nosso escritório está localizado em Blumenau/SC e na cidade de São Paulo.

Trabalhamos com profissionais especializados para atender à sua necessidade. Gostaria de falar com nossa equipe? Entre em contato conosco!

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